Mock Up do caça Tempest- Crédito da imagem: MBDA

Uma parceria para o desenvolvimento de um novo caça poderá se tornar realidade na Europa. Atualmente existem dois projetos futuros de um moderno caça europeu, são eles o FCAS ( franco-alemão), e o Tempest (Reino Unido, Itália e Suécia).

Para o presidente-executivo da Airbus, Guillaume Faury, um programa único dentre as nações poderia acontecer, foi o que disse o presidente durante uma entrevista para o veículo The Sunday Times.

“A Europa precisa de um projeto forte para garantir sua soberania aérea e espacial”, disse ele. “Podemos fazer um projeto hoje na época do Brexit? Provavelmente não. Portanto, é importante que o FCAS [projeto franco-alemão] continue avançando. Haverá a possibilidade de ter um projeto europeu numa fase posterior? Acredito que sim.”

Concepção do caça Franco-alemão, FCAS

Ambos programas estão ganhando força desde que foram anunciados no ano passado. O Tempest por exemplo um caça de sexta geração terá seu desenvolvimento em conjunto com outras nações o que poderá ainda mais fortalecer o projeto do caça. 

O FCAS no atual momento também poderá ter um futuro promissor isso porque as empresas envolvidas já são experientes no mercado. E pensando que ambos os lados podem se juntar para algo único, é interessante para todas as nações participantes pois traçará o futuro da defesa aérea destes países.

 

Fonte de apoio: Cavok/ Edição: Aeroflap