O Airbus A320ceo, que anteriormente operou com a matrícula PR-MBB na TAM Brasil, foi a primeira aeronave deste modelo a ser convertida para o transporte de carga pela ST Engineering.
A conversão foi realizada pela empresa Singapore Technologies (ST) Engineering, trocando o interior e a padronização para o transporte de passageiros pela carga, conversão chamada de P2F.
O avião operou na TAM Brasil/Mercosul de 2006 até 2016, quando passou a operar pela sucessora LATAM Brasil. Em 2017 a aeronave saiu da frota, e então foi encaminhada para a IndiGo, que operou com o avião até outubro de 2020.
O avião é equipado com motores IAE V2527-A5, e tem 25.159 ciclos e 40.376 horas de uso.
O A320P2F tem uma capacidade de transportar 10 pallets na cabine superior, e sete nos porões de carga. O avião ainda suporta uma carga útil total de 21,9 toneladas.
Anteriormente as companhias aéreas tinham a opção de converter somente o A321ceo para o transporte de cargas, no entanto, a ST Engineering, agora também oferta o A320ceo, e este é o primeiro com essa configuração.
A ST Engineering disse que espera em 2021 converter 30 aeronaves da configuração de passageiros para o transporte de cargas.
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