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Primeiro caça Gripen produzido no Brasil chega na montagem final

Gripen produção Brasil Embraer

Cerca de um ano após a inauguração da linha de produção do Saab Gripen no Brasil, o primeiro caça F-39 produzido localmente avança para a montagem final. O jato será entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB) em 2025. 

Conforme o contrato assinado entre os governos do Brasil e Suécia, dos 36 jatos adquiridos, 15 serão fabricados em território nacional. Para isso, a Embraer e a empresa sueca inauguraram, em maio do ano passado, uma linha de produção nas instalações da fabricante brasileira em Gavião Peixoto (SP).

Nesta quinta-feira (06), a Saab anunciou que o primeiro dos 15 F-39E “concluiu a fase inicial de produção e agora entra na montagem final.” O mesmo acordo previa que os Gripen F, de dois assentos, também fosse montados no Brasil. A FAB, porém, mudou de ideia no ano passado e apenas os caças monopostos serão feitos pela Embraer. 

“Esta é uma conquista significativa tanto para a Saab quanto para a Embraer, uma vez que o primeiro caça Gripen produzido no Brasil chega à fase final de montagem”, afirmou Hans Sjöblom, gerente geral da Saab em Gavião Peixoto. “Como parte de um extenso programa de transferência de tecnologia, esta é a primeira linha de produção do Gripen estabelecida fora da Suécia e estamos realmente impressionados com a excelência demonstrada pelos funcionários da Embraer.”

Saab e Embraer vão produzir 15 caças F-39 Gripen no Brasil. Foto: Divulgação;
Saab e Embraer vão produzir 15 caças F-39 Gripen no Brasil. Foto: Divulgação;

O processo começou pela montagem estrutural, onde são juntadas a fuselagem dianteira, a unidade de armamento, a fuselagem central das asas e a fuselagem traseira. Nesta mesma fase os tanques de combustível são selados, testes de pressão são conduzidos tanto no cockpit como nos tanques e medições geométricas são feitas. Ao final deste processo é realizada a limpeza, pintura interna e aplicação de um verniz anticorrosivo em uma cabine de pintura externa.

“Os profissionais da Embraer que trabalham na linha do Gripen passaram por um extenso treinamento na fábrica da Saab em Linköping para garantir que estejam bem-preparados para suas funções”, comentou Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança. “O conhecimento adquirido na Suécia não apenas enriqueceu nossa equipe, mas também trouxe ensinamentos valiosos e tecnologias avançadas para a Embraer, contribuindo para nosso crescimento e inovação contínuos”. 

De volta ao hangar do Gripen, a aeronave entra na fase de montagem final, que consiste em três estações. Na primeira, a fuselagem recebe aproximadamente 35 quilômetros de cabo e 300 metros de canos. Na segunda, é feita a instalação dos aviônicos, da unidade auxiliar de partida (APU), do motor, do rádio, do estabilizador vertical, entre outros componentes. Na última estação o software da aeronave é instalado, testes funcionais são performados e a aeronave retorna para a cabine de pintura para receber a camuflagem operacional. 

Uma vez concluído esse processo, inicia-se a fase de preparação de voo, onde a calibração final de vários sistemas, como o de navegação, combustível e controle de voo é feita. O motor também é acionado pela primeira vez, testes funcionais são concluídos e ensaios em voo de produção são conduzidos para garantir que a aeronave funcione de acordo com o projeto verificado e certificado. 

Via Saab do Brasil

 

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Aeroflap

Autor: Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Embraer, fab, Gripen, SAAB