Advertisement

Primeiros caças Rafale modernizados atingem IOC

Com IOC, caças Dassault Rafale modernizados passam a realizar serviço de alerta na França. Foto: Força Aérea e Espacial Francesa/Divulgação.

Os caças Dassault Rafale modernizados para o padrão F4.1 atingiram a Capacidade Operacional Inicial (IOC) e já estão realizando missões de alerta pela França. A primeira aeronave atualizada foi implantada em 16 de fevereiro, na base aérea 118 em Mont-de-Marsan.

O primeiro “serviço” do Rafale F4.1 ocorre um ano após a entrega da aeronave ao Centro de Guerra Aérea da França, onde vem sendo utilizada em missões de treinamento de combate com a 30ª Ala de Caça. Com o IOC, a Força Aérea e Espacial da França pode usar o Rafale modernizado na permanência operacional e missões de policiamento aéreo, prontos pare uso em acionamentos de urgência. 

A etapa final é a Capacidade Operacional Plena (FOC), que segundo a Força Aérea será atingida “uma vez que todas as contribuições de capacidade e equipamentos de última geração associados ao padrão estarão totalmente integrados.”

França está conduzindo modernização de caças Rafale para o padrão F4. Foto: Força Aérea e Espacial Francesa/Divulgação.
França está conduzindo modernização de caças Rafale para o padrão F4. Foto: Força Aérea e Espacial Francesa/Divulgação.

Com a atualização, o Rafale passará a ter melhores sistemas de comunicação e capacidades de combate. A modernização inclui integração de um capacete com display integrado (HMD), uma nova bomba inteligente AASM 1000 Hammer com 1 tonelada, pod optrônico Talios para identificação de alvos e guiagem de armamentos, aprimoramento nos sistemas de autoproteção e de pontaria ar-ar e ar-solo. 

Além de atualizar a frota existente, a França assinou a compra de mais 42 aviões já no novo padrão. O Dassault Rafale é modernizado e adaptado às novas necessidades da Força Aérea e às novas ameaças, com o objetivo de permanecer no melhor nível tecnológico e operacional, por padrões sucessivos, afirma a Direção Geral de Armamentos (DGA).

Esta melhoria substancial na espinha dorsal da Força Aérea Francesa é uma das evoluções necessárias para prolongar a sua vida operacional e preparar a sua operação juntamente com o Futuro Sistema Aéreo de Combate (FCAS), um caça de sexta geração que está sendo desenvolvido conjuntamente pela França, Alemanha e Espanha. Também equipará pilotos para conflitos de alta intensidade, uma das prioridades da última Lei de Planeamento Militar (LPM) para 2024-2030. 

Com informações de Aerotime

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: França, modernização, Rafale