Advertisement

Em compra bilionária, França encomenda 42 caças Dassault Rafale

Direção de Armamentos da França encomendou 42 caças Dassault Rafale F4 a serem entregues a partir de 2027. Foto: Dassault/Divulgação.

A Direção Geral de Armamentos (DGA) do Ministério das Forças Armadas da França anunciou nesta sexta-feira (12) a encomenda para 42 caças Dassault Rafale para a Força do Ar e Espaço Francesa. Avaliada em €5 bilhões, a encomenda marca o 5º lote de Rafales adquiridos pelo país.

As entregas dos Rafale do 5º lote devem começar a partir de 2027. Os 42 caças serão todos de apenas um assento e na versão F4, a mais moderna e ainda em desenvolvimento, mas com previsão para serem modernizados ao futuro padrão F5, que incluirá compatibilidade com drones de combate aéreo colaborativos. O contrato não envolve apenas a Dassault, mas também empresas parceiras como a MBDA, Thales e Safran que produzem armamentos, aviônicos, sistemas e motores para o delta-canard francês. 

O Rafale F4 possui uma série de melhorias comparado ao F3-R atualmente em operação, incluindo um novo visor montado no capacete, radar AESA com mapeamento de solo 3D, novas bombas inteligentes de 1 tonelada, telas maiores sensíveis ao toque e outras. 

Dassault Rafale França Indonésia
Rafale C carregando um pod de reconhecimento Thales RECO-NG. Foto: Thales.

“Em nome da Dassault Aviation e das 400 empresas envolvidas no programa Rafale, gostaria de agradecer ao Ministério das Forças Armadas, à DGA e à AAE pela confiança renovada. Estamos prontos e determinados a utilizar as nossas competências como contratante principal e integrador de sistemas complexos para servir a soberania da nossa nação”, celebrou Éric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.

“Esta soberania industrial militar é uma exceção na Europa. Garante a superioridade da nossa aviação de combate. É também um trunfo para a influência diplomática e uma força económica no comércio de exportação”, afirmou.

Embora só tenha sido divulgado hoje, o contrato foi assinado ainda em dezembro de 2023 e a compra já estava prevista no orçamento do ano passado. Parte dos aviões também vai substituir os 12 Rafale vendidos à Croácia. 

Dassault Rafale EAU Dassault Aviation Systèmes MRO Nuvem
Dassault Rafale F3-R. Foto: Dassault/Divulgação.

“Esta é uma excelente notícia para a nossa soberania, a nossa segurança e as nossas forças armadas que irão beneficiar de Rafales extra com modernizados capacidades operacionais”, disse o novo ministro da Forças Armadas francesas Sebastien Lecornu. 

Com a encomenda, a Dassault passa a ter 229 caças Rafale em sua carteira de pedidos, sendo 70 aeronaves para a França e 159 para exportação. Ainda nesta semana a Indonésia celebrou o início do pagamento do último lote de 18 Rafale, adquiridos pelo país asiático em fevereiro de 2022. O acordo, dividido em três fases, compreende a compra de um total de 42 aeronaves. 

O Rafale é modernizado e adaptado às novas necessidades da Força Aérea e às novas ameaças, com o objetivo de permanecer no melhor nível tecnológico e operacional, por padrões sucessivos, diz a DGA. Os Rafales serão equipados com os equipamentos mais modernos, permitindo que os militares se beneficiem de maior conectividade e capacidades de autoproteção. Com esta encomenda, foi dado um novo passo em direção ao combate aéreo colaborativo e conectado, finaliza a Direção. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Dassault, França, Rafale, usaexport