Advertisement

Indonésia paga último lote de caças Dassault Rafale

Indonésia adquiriu 42 caças Dassault Rafale em 2022.

O Governo da Indonésia e a empresa francesa Dassault Aviation assinaram contrato para o pagamento do último lote de 18 caças Rafale adquiridos pelo país em fevereiro de 2022. O acordo, dividido em três fases, compreende a compra de um total de 42 aeronaves. 

Conforme nota da Dassault, o pagamento da terceira e última parcela segue outros dois movimentos que quitaram lotes de seis e 18 aeronaves, completando a aquisição dos aviões. 

Ao escolher o Rafale, a Indonésia optou por uma ferramenta única de soberania e independência operacional que ajudará a consolidar o seu papel como uma grande potência regional”, comentou o CEO da Dassault, Eric Trappier. “Esta escolha também consolida ambiciosas cooperações industriais e académicas. Estamos totalmente comprometidos em tornar esta parceria um sucesso, com uma visão resolutamente de longo prazo.”

O pagamento da terceira parcela vem dias depois que o porta-voz do governo, Dahnil Anzar Simanjuntak, anunciou o adiamento da compra de um lote de 12 caças Mirage 2000-5 usados. Os aviões, que foram recentemente aposentados pela Força Aérea do Catar, seriam usados pela Indonésia como tampões até a entrega dos primeiros Rafale. Dahnil alegou falta de capacidade fiscal do governo para a postergação do acordo.

Dassault Rafale. Imagem: Dassault/Divulgação.
Dassault Rafale. Imagem: Dassault/Divulgação.

O negócio seria financiado externamente e recebeu diversas críticas da oposição, uma vez que as aeronaves já haviam consumido uma parcela de sua vida útil e não há disponibilidade de peças de reposição a longo prazo. Além disso, o contrato de manutenção só valeria por três anos. 

Há quase dois anos Jacarta anunciou a compra dos jatos franceses após não concretizar um acordo para a compra de 12 a 18 Sukhoi Su-35 da Rússia por problemas com financiamento. O país ainda tentou comprar aviões stealth F-35 dos Estados Unidos, mas Washington recusou e em contrapartida ofereceu o F-16 Block 70 e o F/A-18 Super Hornet, que a Indonésia não quis. Ainda assim, mais tarde o país assinou um memorando com a Boeing para a compra de 24 F-15EX Eagle II, que ainda deve ser aprovado pelo governo estadunidense. 

O Rafale tem conquistado uma série de clientes nos últimos anos. O acordo de exportação mais importante foi para os Emirados Árabes, que em 2021 assinaram a compra de 80 Rafales, marcando a maior venda do modelo até o momento. No início de outubro de 2023, a Dassault entregou o primeiro de 12 caças para a Croácia, que adquiriu o modelo em 2021. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias