• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Dassault entrega o primeiro Rafale para a Croácia

Primeiro de 12 caças Dassault Rafale foi entregue à Croácia na segunda-feira (02). Foto: Ministério da Defesa Croata.
Primeiro de 12 caças Dassault Rafale foi entregue à Croácia na segunda-feira (02). Foto: Ministério da Defesa Croata.

A República da Croácia recebeu na segunda-feira (02) o primeiro de 12 caças Dassault Rafale. As aeronaves da variante F3-R vão substituir os MiG-21, colocando a Força Aérea Croata no século 21 e representando um salto de tecnologia para a instituição. 

A aeronave, um Rafale B de dois assentos e matrícula 170, foi entregue ao Ministério da Defesa Croata em uma cerimônia na base aérea francesa de Mont-de-Marsan. As aeronaves foram adquiridas usadas da Força Aérea Francesa, o que permitiu a entrega do primeiro caça em apenas dois anos.

Primeiro Rafale B da Croácia. Foto: MoD Croata.

Primeiro Rafale B da Croácia. Foto: MoD Croata.

“Hoje é um dia de excepcional importância para a República da Croácia, para as Forças Armadas e para a Força Aérea Croata”, disse Mario Banožić, Ministro da Defesa croata. “A modernização da Força Aérea Croata garante que ninguém nesta parte da Europa terá uma força aérea mais forte, mais moderna e poderosa.” Após a cerimônia os pilotos e mecânicos croatas seguiram para o Centro de Treinamento de Bordeaux, onde serão capacitados para operar os jatos.

Os Rafales foram adquiridos para substituir os antigos MiG-21 Bis e MiG-21UMD, dos quais apenas três estariam em condições minimamente operacionais. A compra foi assinada em novembro de 2021, avaliada em 1,5 bilhão de euros, contemplando também armamentos, serviços de apoio logístico, simulador de voo e treinamento. Antes de optar pelos Rafales a Croácia avaliou outras aeronaves de segunda mão, como Mirage 2000, Saab Gripen, F-16 israelenses e Eurofighter Typhoon.

MiG-21UMD da Força Aérea Croata. Foto: Chris Lofting via Wikimedia

MiG-21UMD da Força Aérea Croata. Foto: Chris Lofting via Wikimedia.

Com a entrega, a Croácia torna-se a  mais nova operadora do delta-canard francês, modelo que já está em serviço com a Grécia, França, Egito, Índia e Catar. Indonésia e Emirados Árabes Unidos também adquiriram o Rafale. 

Com informações de Janes

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.