Tupolev Tu-214 Aeroflot
Tupolev TU-204 da Federação Russa- Foto: Autor desconhecido

A estatal Aeroflot deverá em breve fazer uma transição para utilizar aviões fabricados na Rússia, e de acordo com o chefe do comitê diretor da Aeroflot e ministro dos Transportes da Federação Russa, Vitaly Savelyev, a principal aeronave da companhia será o Tupolev Tu-214.

Nos últimos dias publicamos que a Rússia está aos poucos reiniciando a produção do Tu-214, e Savelyev declarou que a empresa deverá fazer “uma transição lenta para usá-lo”.

A United Aircraft Corporation (UAC) divulgou que iniciou a produção das primeiras 20 aeronaves Tu-214, na linha de produção da Kazan Aircraft Production Association (KAPO). A meta é conseguir, por enquanto, produzir 10 aeronaves em 12 meses, nos primeiros anos.

“Vamos aumentar [a produção em série] em breve. Já iniciamos a produção de vinte aviões Tu-214”, disse o CEO da empresa russa Yuri Slyusar à TASS.

O Tu-214 será equipado com tanques extras de combustível para aumentar a autonomia da aeronave, esta versão também tem motores Aviadvigatel PS-90A atualizados para aumentar o peso máximo de decolagem (MTOW). Diferente do MC-21, não há presença dos modernos e mais econômicos motores PD-14 do MC-21.

Cockpit do Tupolev Tu-204, o mesmo do Tu-214. Foto: Alex Pereslavtsev

O Tu-214 tem como base outra aeronave, lançada ainda no período soviético e a mais moderna produzida neste regime, o Tu-204, operado pela Aeroflot até 2005, quando foi substituído por aviões ocidentais da Airbus e Boeing, mais eficientes no consumo de combustível.

Atualmente o Tu-204 está em uso somente pela Coreia do Norte, em sua companhia aérea estatal Air Koryo, mesmo assim fora de operação temporariamente, por falta de peças de reposição.

A Aeroflot já opera com o Sukhoi SSJ100, um avião praticamente russo, mas que pode enfrentar uma escassez de componentes ocidentais em breve.