Advertisement

Rússia reinicia a produção do avião soviético Tupolev Tu-214

Rússia Tupolev Tu-204 Tu-214

A Rússia voltará a produzir em série o Tupolev Tu-214, em mais um desfecho da decisão do país em produzir seus próprios aviões para reduzir a dependência do ocidente.

A United Aircraft Corporation (UAC) divulgou que iniciou a produção das primeiras 20 aeronaves Tu-214, na linha de produção da Kazan Aircraft Production Association (KAPO). A meta é conseguir, por enquanto, produzir 10 aeronaves em 12 meses, nos primeiros anos.

“Vamos aumentar [a produção em série] em breve. Já iniciamos a produção de vinte aviões Tu-214”, disse o CEO da empresa russa Yuri Slyusar à TASS.

A nova instalação localizada na República do Tartaristão é voltada para a produção de ex-aviões soviéticos, e foi colocada fora da Rússia para evitar as sanções internacionais que estão em vigor.

Cockpit do Tupolev Tu-204, o mesmo do Tu-214. Foto: Alex Pereslavtsev

O Tu-214 será equipado com tanques extras de combustível para aumentar a autonomia da aeronave, esta versão também tem motores Aviadvigatel PS-90A atualizados para aumentar o peso máximo de decolagem (MTOW). Diferente do MC-21, não há presença dos modernos e mais econômicos motores PD-14 do MC-21.

Como publicamos na última semana, a Rússia trabalha com dois planos distintos para substituir as aeronaves ocidentais. O primeiro, de curto prazo, é retomar a produção de aviões já conhecidos, como o Tu-214, Let L-610 e o IL-96 (-400M). O segundo, visando daqui 4 anos, é começar a operar com o MC-21, Superjet 100 e uma versão modernizada do Il-114-300.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: produção, Rússia, Tu-214, Tupolev, usaexport