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Projeto do CR929 é resetado pela China e Rússia, para incluir componentes próprios

China Rússia CR929

O projeto do CRIAC CR929 sofrerá algumas mudanças de curso, de acordo com o vice-gerente geral da COMAC, Wu Guanghui. O executivo ressaltou que o projeto preliminar já começou, mas com significativas alterações de fornecedores.

Guanghui não citou que as peças estão sendo fabricadas, como afirmado em 2021, mas no momento o fornecedor da fuselagem e da empenagem traseira da aeronave já estão selecionados. A produção de componentes começará em 2023, provavelmente.

Quando o projeto preliminar for finalizado, a CRAIC trabalhará no rascunho do projeto, e logo depois nos últimos detalhes antes da montagem final dos primeiros componentes ser iniciada.

Com as mudanças no projeto, o CR929 terá 51% de sua estrutura constituída de materiais compósitos, com foco de concorrer com o 787 Dreamliner. A escolha de tal tecnologia deixa o avião mais leve, em comparação com a geração anterior, e consequentemente mais econômico.

CR929
Projeto do CR929 já tinha até passado por testes em túnel de vento.

Apesar dos problemas anteriores, e de provavelmente o projeto ter sido iniciado de novo, a COMAC disse que continua sua parceria com a estatal russa UAC. O primeiro voo continua previsto para 2025, assim como a primeira entrega para 2028.

Uma outra vertente aponta que os russos conseguiram convencer a COMAC de retirar componentes ocidentais do projeto, e por este motivo, este foi reiniciado. Anteriormente a italiana Leonardo estava sendo cogitada como fabricante de componentes estruturais, mas com as recentes sanções ocidentais à Rússia, é improvável a participação de uma empresa do ocidente.

 

Anteriormente a CRAIC anunciou que o novo conceito do CR929 se aproxima do tamanho do A330-900neo, e também vai precisar de um motor ainda mais potente, com 78000 lbs de empuxo, antes a UAC estimava um motor de 71000 lbs para a aeronave.

Apesar do tamanho maior, a estimativa de autonomia permanece a mesma (para o CR929-600), de 12000 km. De acordo com a CRAIC isso é suficiente para cumprir a maioria das rotas de longa distância, incluindo os voos da Ásia para os Estados Unidos.

A família de aeronaves incluirá versões com a fuselagem esticada (CR929-700) e com a fuselagem menor (CR929-500).

A aeronave terá 63,25 m (208 pés) de comprimento. Isso é apenas 45 cm mais curto que o A330-900neo, apesar disso a largura da fuselagem é de quase 6 metros, maior que a concorrência e equiparável ao A350, uma aeronave de categoria superior.

 

Com informações de Aviation 21

 

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