Qatar Airways se responsabiliza por lançar o 777X nos voos comerciais

Boeing 777X Qatar Airways

A Qatar Airways divulgou recentemente mais uma novidade na frota da companhia aérea. A empresa será a primeira a operar com um avião do modelo 777X, fabricado pela Boeing.

O CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, declarou nessa semana, durante uma reunião do Conselho empresarial EUA-Catar, que a companhia será a responsável por lançar o 777X.

“A Qatar Airways também é o cliente lançador da aeronave Boeing 777X e está trabalhando ativamente com a Boeing no projeto e nas especificações de desempenho para este novo tipo de aeronave.”

“Levaremos o 777X quando ele estiver pronto, assim que estiver pronto. Acho que a Boeing nos notificou que haverá um atraso na entrega dessas aeronaves até 2023, portanto, no ano de 2023 receberemos nossas três primeiras aeronaves 777X.”

Anteriormente a Lufthansa estava listada como cliente de lançamento do Boeing 777X, juntamente com a Emirates. A Boeing fabricou até mesmo as primeiras unidades de série para as duas companhias.

Além disso, a Qatar Airways também está bem interessada em uma versão cargueira do 777X, ainda não lançada pela Boeing. Você pode conferir mais sobre isso Clicando Aqui.

 

Boeing 777X

Boeing 777X

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de três classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de três classes, com autonomia para 13200km de voo.

O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (67,7 metros) quando em solo.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. 

Até a data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.

 

 

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