Quais aviões Airbus A310 ainda operam transportando passageiros?

Air Transat Airbus A310

Com novos aviões surgindo junto a tecnologia que avança, antigos aviões se tornam cada vez mais raros nos Aeroportos do mundo todo. Você tem alguma ideia de quantos Airbus A310 ainda estão operando com passageiros? 

Seu design é similar ao A300, o A310 consegue voar a uma distância de 8.050km levando até 220 passageiros. Hoje em dia essa capacidade é a mesma do Airbus A321 que possui quase o mesmo tamanho em comprimento e uma envergadura 10 metros menor.

Atualmente apenas 13 aviões do tipo se encontram em operação por 4 companhias aéreas são elas: Mahan Air, Ariana Afghan, Iran Air e Iran Airtour. O primeiro Airbus A310 fez seu voo inaugural em abril de 1982, cerca de um ano depois já estava em operação pela Lufthansa e pela SwissAir, a versão inicial era a -200. A versão -300 foi lançada em 1985.

A Air Transat do Canadá foi a maior operadora do modelo, tendo operado 14 aviões desde o ano 2000 até 2020 quando a empresa deixou de operar devido a crise mas ainda não encerrou suas operações.

Essa aeronave foi muito utilizada por empresas em rotas onde não há uma demanda relativamente grande, por isso são utilizados por empresas menores que estão evitando mercados onde a concorrência é maior. 

A companhia aérea Ariana Afghan Airlines do Afeganistão opera um único Airbus A310 de matrícula YA-CAV fabricado em 1989. A encomenda original desse avião foi da Turkish Airlines, 20 anos depois foi repassado a primeira vez a Ariana Afghan, e ficou sendo emprestado durante um tempo para a Taban Airlines.

Já a Iran Air do Irã opera dois Airbus A310-300 com a idade média de 31 anos. O primeiro avião do tipo recebido pela empresa chegou no final do ano 2000 e o segundo no começo de 2004. 

Outra empresa aérea do Irã opera o A310-300, a Iran Airtour recebeu seus aviões em junho de 2020. Atualmente apenas uma aeronave está ativa em razão da baixa demanda de viagens. 

A Mahan Air também do Irã, opera uma frota de 9 Airbus A310, todos da versão -300 que foi a mais utilizada. Atualmente é a maior operadora do modelo, mesmo com apenas 7 em operação devido a baixa demanda. A idade média dessas aeronaves é de 29.7 anos, a empresa recebeu seu primeiro A310 em 2009.

A companhia aérea poderá receber mais dois A310, porém essas encomendas podem não serem concretizadas. Atualmente há uma negociação para o acordo nuclear entre o Irã e os Estados Unidos e isso poderá permitir que as companhias iranianas façam novas encomendas para a Boeing. 

Além desses, ainda há algumas aeronaves operando voos militares para a Alemanha, Canadá, França em suas Forças Aéreas, ao todo ainda restam 37 Airbus A310 em operação, a tendência é em pouco tempo todos deixarem de operar para dar lugar a novos aviões. 

Fonte: Simple Flying e Airfleets.net

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.