Advertisement

Queda de jato da Frecce Tricolori deixa uma criança morta na Itália

Imagem mostra enorme bola de fogo após queda de avião MB-339 da Frecce Tricolori na Itália. Piloto ejetou.

Uma criança de cinco anos morreu no último sábado (16) quando o carro onde ela estava foi atingindo por um jato Aermacchi MB-339 da Força Aérea Italiana, logo após a decolagem no aeroporto de Turin-Caselle, no norte da Itália. Outras três pessoas da mesma família ficaram feridas.

O acidente ocorreu quando as aeronaves da Frecce Tricolori, o time de demonstração da aeronáutica italiana, decolavam em formação, conforme imagens registradas por um espectador. A aeronave da posição PONY 4 perde potência e não consegue ganhar altura. O piloto da aeronave, major Oscar Del Dò, ejeta segundos antes da queda; o avião cai e uma enorme explosão ocorre. 

Depois de explodir, os restos do avião atingiram o carro de uma família de quatro pessoas, matando Laura, a filha mais nova de cinco anos. O pai, Paolo Origliasso, já teve alta e foi visitar o filho de 12 anos, que está sob cuidados intensivos. A mãe ainda segue no hospital.

O piloto também se feriu na ejeção. Falando à mídia local, militares disseram que ele está psicologicamente afetado pelo acidente. “Estou profundamente triste com o que aconteceu, só estou pensando na pequena Laura”, teria dito o aviador aos colegas, segundo a rede italiana ANSA. O major ainda tentou posicionar o avião de forma que não atingisse as casas na beira da pista, afirma o portal TG24. 

O acidente já está sob investigação. Informações mais recentes apontam para um bird strike (colisão com pássaros), embora as autoridades locais não tenham confirmado nada até o momento. 

Frecce Tricolori e o Desastre de Ramstein

Fundada em março de 1961, a Frecce Tricolori — oficialmente chamada de 313º Grupo de Treinamento Acrobático  — é uma das mais tradicionais equipes de demonstração aérea no mundo. Desde 1982 o time usa o treinador a jato Aermacchi MB-339PAN, normalmente realizando apresentações com dez aeronaves, designadas PONY. 

A história da equipe se confunde com uma das maiores tragédias da aviação. Em 28 de agosto de 1988, durante um show aéreo na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, três MB-339 da equipe colidiram durante uma manobra em frente a um público de 30 mil pessoas, deixando 70 mortos (os três pilotos e 67 espectadores) e 500 feridos.

A tragédia da Frecce Tricolori em Ramstein foi o maior acidente em show aéreo até 2002, quando a queda de um caça Sukhoi Su-27 em Sknyliv, na Ucrânia, matou 77 pessoas. 

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: acidente, Frecce Tricolori, ITÁLIA, usaexport