Advertisement

RAF reabastece A400M a caminho das Falklands/Malvinas

Malvinas Falklands A400 Airbus A330 RAF Reabastecimento em voo REVO

Pela primeira vez um Airbus A400M (Atlas C.1) da Royal Air Force (RAF) foi reabastecido durante um voo com destino à base de RAF Mount Pleasant, nas Ilhas Malvinas/Falklands. A aeronave de cara foi reabastecida por um Airbus A330 MRTT (Voyager KC.3). 

O Atlas C.1 do 30 Squadron decolou da base de Brize Norton, no Reino Unido, para um longo voo até a Ilha de Ascensão, no meio do Atlântico. O destino final era Mount Pleasant, onde o A400 entregou peças para os caças Eurofighter Typhoon destacados nas ilhas. É comum que a RAF faça paradas no Brasil nesses voos, mas esse foi um caso diferente. O A400 fez um reabastecimento em voo (REVO) com um Voyager, que havia decolado antecipadamente do Complexo de Mount Pleasant. 

Foto: RAF.

A RAF mantém pelo menos um Voyager KC.3 nas Falklands, operado pela No. 1312 Flight, que presta apoio aos caças Typhoon FGR.4 da No. 1435 Flight, que tem por missão a defesa do arquipélago britânico. Esta unidade tem suas origens na Segunda Guerra Mundial e foi reativada após o fim do conflito com a Argentina em 1982. 

“Foi um privilégio fantástico fazer parte desta missão; ser parte de qualquer ‘primeiro’ é um grande negócio e ser capaz de demonstrar o que podemos fazer com esta aeronave é o que importa”, conta o Squadron Leader Al Spence, piloto do A400 durante a primeira missão de REVO no Atlântico Sul. 

A400 decolando da Ilha de Ascensão. Foto: RAF.

O REVO é uma das manobras mais difíceis que os pilotos realizam e exige intensa concentração de ambas as tripulações. A operação exige que o piloto da aeronave receptora mantenha uma formação próxima com a aeronave-tanque durante a atividade enquanto o combustível é transferido pelo Operador de Sistemas de Missão, voando no Voyager.

Foto: RAF.

“Foi um grande privilégio pilotar o Voyager no primeiro reabastecimento operacional de um Atlas, depois de encontrá-los com sucesso a cerca de 900 milhas náuticas a sudoeste da Ilha de Ascensão e 2600 milhas náuticas a nordeste de Mount Pleasant Airfield. A capacidade da Voyager de estender o alcance global de nossas aeronaves é notável”, relata o Flight Lieutenant James, piloto do Voyager KC.3 

Foto: RAF.

O Voyager, baseado no aeródromo de Mount Pleasant nas Falklands, é mantido por uma equipe de suporte de engenharia que garante que a aeronave esteja pronta para voar 365 dias por ano em algumas das condições mais desafiadoras enfrentadas em todo o mundo.

“Esta é a primeira vez que o Atlas é reabastecido operacionalmente e por qualquer membro da tripulação, o que proporcionou uma nova e emocionante oportunidade. Embora eu tenha reabastecido o Atlas no simulador, ele não tinha comparação com as pressões operacionais de estar sobre o mar com mais de 900 milhas náuticas da terra mais próxima. Como tripulação, transferimos mais de 20 toneladas de combustível ao Atlas”, diz o Sargento Juerschik, operador de sistemas no A330 MRTT/Voyager KC.3.

REVO Reabastecimento em voo A400M Atlas Voyager KC.3 A330 MRTT RAF Falklands Malvinas
Visão do cockpit do A400 durante o REVO. Foto: RAF.

A conclusão bem-sucedida desta surtida aumenta a capacidade da Força de Mobilidade Aérea, baseada em Brize Norton, de entregar carga essencial exatamente onde ela precisa estar. O voo demonstrou um aumento da capacidade de entregar carga e pessoal para o Atlântico Sul quando necessário.

“A execução do reabastecimento ar-ar de longo alcance pelas equipes da linha de frente é um marco importante para a Atlas. A capacidade desta aeronave de operar a uma distância significativa do Reino Unido demonstra nossas capacidades de sustentação de força aprimoradas e resilientes. Este foi um esforço de toda a força que mostra o que podemos alcançar quando combinamos os pontos fortes de nossos ativos em toda a Força de Mobilidade Aérea. Estou orgulhoso e satisfeito em ver o 30 Squadron mais uma vez na vanguarda da mobilidade aérea verdadeiramente global”, conclui o Wing Commander Patton, comandante do 30 Squadron. 

Via RAF

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Airbus A400M, Malvinas, RAF, Revo, usaexport