Advertisement

Raio atinge avião da Easyjet e danifica parte da asa

Easyjet raio asa avião

Um Airbus A320-200 da Easyjet Europe que operava o voo U2-2889 de Milão (MXP) para Nápoles (NAP), foi atingido por um raio no sharklet (ou winglet) quando preparava para pousar no seu destino.

Ainda que seja considerado comum a ocorrência de raios atingirem aeronaves, chama a atenção o fato de a ponta da asa ter sido danificada, fazendo com que os pilotos declarassem emergência, desviando o voo para Bari. 

Easyjet raio asa avião
A aeronave fez um desvio de 50 minutos após a tripulação declarar emergência Foto: Flightradar24/Reprodução

Projetados para suportar raios (lightning strike), os aviões de última geração contam com uma espécie de ‘pele protetora’ ou gaiola que criam um campo eletrostático.

Com isso, quando um raio atinge uma aeronave, a gaiola protetora conduz a eletricidade apenas na parte externa, protegendo os passageiros e dissipando a corrente elétrica, em seguida, tal fenômeno se baseia na Gaiola de Faraday.

Após ter o winglet danificado, a aeronave ainda se encontra em solo para os devidos reparos, caso você tenha curiosidade para saber mais sobre essa parte da ponta da asa, preparamos uma matéria especial falando mais sobre, você pode clicar aqui para conferir. 

Nenhum dos 90 passageiros a bordo ficaram feridos, e prosseguiram viagem até para Nápoles por terra, conforme relatado pelo portal Airlive.

Com informações: Airlive.net e The Aviation Herald 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: EasyJet, Incidente, Raios, usaexport