• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Raro McDonnell Douglas MD-10 realiza operação em Manaus para levar insumos para a Coca-Cola

McDonnell Douglas MD-10 DC-10 TAB Cargo Manaus Bolívia
Foto: Plane Spotting Manaus

Um raro trijato McDonnell Douglas MD-10-30F operou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus para uma missão de transportar insumos para a fábrica da Coca-Cola na Bolivia.

Como é praticamente impossível de não se notar um trijato e suas dimensões por um aeroporto, o McDonell Douglas MD-10-30F da TAB Cargo fez a alegria dos Spotters de Manaus.

A aeronave de matrícula CP-2791 chegou ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes às 11h23 (horário local) procedente de Cochabamba (CBB) na Bolívia nesta última segunda-feira (08).

O gigante cargueiro da TAB Cargo permaneceu em solo por pouco mais de duas horas quando decolou de volta para a Bolívia mas para a cidade de Santa Cruz de la Sierra (VVI).

Este McDonnell Douglas MD-10 foi entregue originalmente como um Douglas DC-10 em 1988 para a FedEx dos EUA. A aeronave voou 25 anos pela companhia cargueira americana, sendo retirado da frota em 2013 e repassado para a TAB Cargo da Bolívia.

Em 1994, após a aquisição da McDonnell Douglas pela Boeing, a aeronave recebeu uma atualização no seu cockpit, que recebeu o mesmo do MD-11 inclusive eliminando o engenheiro de voo.

As diferenças estão apenas no cockpit e na modernidade e atualização que o MD-11 oferecia, mas a fuselagem ainda é a mesma do DC-10, porém a mudança foi aplicada também ao nome sendo adotado o MD-10.

Este é um dos últimos se não o último trijato da McDonnell Douglas em operação na América do Sul por uma companhia aérea do continente, sendo também a única aeronave da TAB Cargo, que operou também um Douglas DC-8F

A FedEx aposentou o modelo há alguns anos, operando atualmente apenas o McDonnell Douglas MD-11F que deverá ser substituído futuramente pelo Boeing 777F.

 

 

*Agradecimento ao Plane Spotting Manaus pela cooperação com o vídeo e a foto em destaque.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.