A Raytheon Technologies, através da sua subsidiária Pratt & Whitney, recebeu um contrato de US$4.385 bilhões para atualizar os motores dos caças stealth F-35. Anunciado pelo Pentágono, o contrato pode chegar até US$ 8 bilhões.
De acordo com o Pentágono, o contrato é uma modificação indefinida e não excedida para a produção dos lotes 15 e 16 do F-35 Lightning II, também chamado de Joint Strike Fighter (JSF).
![](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2019/09/f135-engine-test-pratt-and-whitney-1.jpg)
O contrato deve ser concluído até 2024 e cobre atualizações e modificações nos motores F135-PW-100, usado nos F-35A e C, e o F135-PW-600, usado no F-35B e que inclui um lift-fan desenvolvido com a Rolls-Royce para pouso e decolagem vertical. Serão 108 motores para os F-35A da Força Aérea, 29 para para os F-35C da Marinha e Fuzileiros Navais e 26 para os F-35B dos Fuzileiros.
A Raytheon também é obrigada a fornecer itens e materiais de longo prazo para parceiros do programa JSF e clientes do F-35 do programa de Vendas Militares Estrangeiras.
Dessa forma, a PW deverá entregar um número não revelado de motores sobressalentes, módulos de potência e peças para o sistema de sobressalentes global do F-35. Além disso, o contrato bilionário também financia um motor de testes e desenvolvimento para capacidades de decolagem curta/pouso vertical para os F-35 Block.
![Lockheed Martin F-35A Lightning II.](https://www.aeroflap.com.br/packages/uploads/2022/02/lockheed-martin-f-35-lightning-ii-usaf-f-35a-prandtl-glauert-singularity-american-fighter-bomber.jpg)
Dentre os vários problemas do F-35 está o seu motor, que tem passado tempo demais nas oficinas e parques de manutenção. Ao mesmo tempo em que contrata atualizações para os F135, o governo dos EUA acompanha de perto o desenvolvimento do General Electric XA100, novo motor para o caça stealth.
O XA100 da GE se tornou o primeiro motor de ciclo adaptativo de três linhas do mundo em dezembro de 2020, antes mesmo do início dos testes com um segundo motor do tipo em agosto de 2021. O XA100 é capaz de atuar em dois modos principais, fornecendo mais potência ou mais economia de combustível de acordo com a necessidade durante o voo.
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