Receita da Boeing diminui 39% sem o 737 MAX no 4T19, e prejuízo é bilionário

Boeing
Foto - Boeing

A Boeing Company registrou receita no quarto trimestre de US$ 17,9 bilhões, uma queda de 39% em comparação com o ano anterior, principalmente devido à falta de entregas da família 737 MAX.

No mesmo trimestre a Boeing registrou um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 1 bilhão, e um prejuízo operacional de US$ 2,2 bilhões.

O fluxo de caixa operacional esteve negativo em US$ 2,2 bilhões no final do trimestre, refletindo principalmente o impacto do aterramento do 737 MAX, bem como o tempo das receitas e despesas. Durante o trimestre, a empresa pagou US $ 1,2 bilhão em dividendos.

A receita do quarto trimestre de aviões comerciais foi de US$ 7,5 bilhões e a margem operacional do quarto caiu para 38,1%, refletindo entregas mais baixas do 737 e um encargo antes dos impostos de US$ 2,6 bilhões, relacionado a possíveis concessões estimadas e outras compensações para clientes do 737 MAX.

Os custos estimados para produzir 737 aeronaves incluídas na quantidade contábil aumentaram US$ 2,6 bilhões durante o trimestre, principalmente para refletir as premissas de produção e entrega atualizadas.

737 MAX continua a ser o pivô da crise na empresa. Foto – Divulgação

Além disso, a suspensão da produção do 737 MAX e a retomada gradual da produção a baixas taxas de produção resultarão em aproximadamente US$ 4 bilhões de custos de produção anormais que serão debitados quando incorridos, principalmente em 2020.

“Reconhecemos que temos muito trabalho a fazer”, disse o presidente e CEO da Boeing, David Calhoun . “Estamos focados em devolver o 737 MAX ao serviço com segurança e restaurar a confiança de longa data que a marca Boeing representa com o público voador. Estamos comprometidos com a transparência e a excelência em tudo o que fazemos. A segurança garantirá todas as decisões, ações e felizmente, a força de nosso portfólio geral de negócios da Boeing fornece a liquidez financeira para seguir um processo de recuperação completo e disciplinado”.


No acumulado do ano, a Boeing registrou um prejuízo operacional de 1,9 bilhões de dólares, bem como um prejuízo líquido de 636 milhões de dólares. Valores menores, visto que durante o primeiro trimestre de 2019 a Boeing não enfrentou a crise do 737 MAX.

 

Quarto trimestre de 2019

  • Os resultados financeiros continuam a ser significativamente impactados pelo aterramento do 737 MAX;
  • Receita de US$ 17,9 bilhões, perda GAAP por ação de US$ 1,79 e perda principal não GAAP por ação de US$ 2,33.

Ano de 2019

  • Receita de US$ 76,6 bilhões, perda por ação GAAP de US$ 1,12 e perda principal (não-GAAP) por ação de US$ 3,47;
  • Fluxo de caixa operacional negativo em US$ 2,4 bilhões; caixa e títulos negociáveis ​​de US$ 10,0 bilhões;
  • Estoque total de encomendas totalizando US$ 463 bilhões, incluindo mais de 5.400 aviões comerciais que a Boeing produzirá no futuro.
  •  

Veja mais detalhes resumidos na tabela abaixo:

Tabela 1. Resultados Financeiros Resumidos

Quarto trimestre

   

Todo o ano de 2019

  

(Dólares em milhões, exceto dados por ação)

2019

 

2018

 

mudança

 

2019

 

2018

 

mudança

            

Receitas

$ 17.911

 

$ 28.341

 

-(37)%

 

$ 76.559

 

$ 101.127

 

-(24)%

            

GAAP

           

(Perda) / Lucro das Operações

($ 2.204)

 

$ 4.175

 

NM

 

($ 1.975)

 

$ 11.987

 

NM

Margem Operacional

(12,3)%

 

14,7%

 

NM

 

(2,6)%

 

11,9%

 

NM

(Perda) / Lucro Líquido

($ 1.010)

 

$ 3.424

 

NM

 

($ 636)

 

$ 10.460

 

NM

(Perda) / Lucro por ação

($ 1,79)

 

US $ 5,93

 

NM

 

(US $ 1,12)

 

$ 17,85

 

NM

Fluxo de Caixa Operacional

($ 2.220)

 

$ 2.947

 

NM

 

($ 2.446)

 

$ 15.322

 

NM

Não GAAP *

           

Operacional (Perda) / Lucro Principal

($ 2.526)

 

$ 3.867

 

NM

 

($ 3.390)

 

$ 10.660

 

NM

Margem Operacional Principal

(14,1)%

 

13,6%

 

NM

 

(4,4)%

 

10,5%

 

NM

Núcleo (Perda) / Lucro por Ação

($ 2,33)

 

US $ 5,48

 

NM

 

($ 3,47)

 

$ 16.01

 

NM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA