A Boeing Company registrou receita no quarto trimestre de US$ 17,9 bilhões, uma queda de 39% em comparação com o ano anterior, principalmente devido à falta de entregas da família 737 MAX.
No mesmo trimestre a Boeing registrou um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 1 bilhão, e um prejuízo operacional de US$ 2,2 bilhões.
O fluxo de caixa operacional esteve negativo em US$ 2,2 bilhões no final do trimestre, refletindo principalmente o impacto do aterramento do 737 MAX, bem como o tempo das receitas e despesas. Durante o trimestre, a empresa pagou US $ 1,2 bilhão em dividendos.
A receita do quarto trimestre de aviões comerciais foi de US$ 7,5 bilhões e a margem operacional do quarto caiu para 38,1%, refletindo entregas mais baixas do 737 e um encargo antes dos impostos de US$ 2,6 bilhões, relacionado a possíveis concessões estimadas e outras compensações para clientes do 737 MAX.
Os custos estimados para produzir 737 aeronaves incluídas na quantidade contábil aumentaram US$ 2,6 bilhões durante o trimestre, principalmente para refletir as premissas de produção e entrega atualizadas.
Além disso, a suspensão da produção do 737 MAX e a retomada gradual da produção a baixas taxas de produção resultarão em aproximadamente US$ 4 bilhões de custos de produção anormais que serão debitados quando incorridos, principalmente em 2020.
“Reconhecemos que temos muito trabalho a fazer”, disse o presidente e CEO da Boeing, David Calhoun . “Estamos focados em devolver o 737 MAX ao serviço com segurança e restaurar a confiança de longa data que a marca Boeing representa com o público voador. Estamos comprometidos com a transparência e a excelência em tudo o que fazemos. A segurança garantirá todas as decisões, ações e felizmente, a força de nosso portfólio geral de negócios da Boeing fornece a liquidez financeira para seguir um processo de recuperação completo e disciplinado”.
No acumulado do ano, a Boeing registrou um prejuízo operacional de 1,9 bilhões de dólares, bem como um prejuízo líquido de 636 milhões de dólares. Valores menores, visto que durante o primeiro trimestre de 2019 a Boeing não enfrentou a crise do 737 MAX.
Quarto trimestre de 2019
- Os resultados financeiros continuam a ser significativamente impactados pelo aterramento do 737 MAX;
- Receita de US$ 17,9 bilhões, perda GAAP por ação de US$ 1,79 e perda principal não GAAP por ação de US$ 2,33.
Ano de 2019
- Receita de US$ 76,6 bilhões, perda por ação GAAP de US$ 1,12 e perda principal (não-GAAP) por ação de US$ 3,47;
- Fluxo de caixa operacional negativo em US$ 2,4 bilhões; caixa e títulos negociáveis de US$ 10,0 bilhões;
- Estoque total de encomendas totalizando US$ 463 bilhões, incluindo mais de 5.400 aviões comerciais que a Boeing produzirá no futuro.
Veja mais detalhes resumidos na tabela abaixo:
Tabela 1. Resultados Financeiros Resumidos | Quarto trimestre | Todo o ano de 2019 | |||||||||
(Dólares em milhões, exceto dados por ação) | 2019 | 2018 | mudança | 2019 | 2018 | mudança | |||||
Receitas | $ 17.911 | $ 28.341 | -(37)% | $ 76.559 | $ 101.127 | -(24)% | |||||
GAAP | |||||||||||
(Perda) / Lucro das Operações | ($ 2.204) | $ 4.175 | NM | ($ 1.975) | $ 11.987 | NM | |||||
Margem Operacional | (12,3)% | 14,7% | NM | (2,6)% | 11,9% | NM | |||||
(Perda) / Lucro Líquido | ($ 1.010) | $ 3.424 | NM | ($ 636) | $ 10.460 | NM | |||||
(Perda) / Lucro por ação | ($ 1,79) | US $ 5,93 | NM | (US $ 1,12) | $ 17,85 | NM | |||||
Fluxo de Caixa Operacional | ($ 2.220) | $ 2.947 | NM | ($ 2.446) | $ 15.322 | NM | |||||
Não GAAP * | |||||||||||
Operacional (Perda) / Lucro Principal | ($ 2.526) | $ 3.867 | NM | ($ 3.390) | $ 10.660 | NM | |||||
Margem Operacional Principal | (14,1)% | 13,6% | NM | (4,4)% | 10,5% | NM | |||||
Núcleo (Perda) / Lucro por Ação | ($ 2,33) | US $ 5,48 | NM | ($ 3,47) | $ 16.01 | NM |
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.