Advertisement

Réplica de caça Gripen da FAB será exposta pela primeira vez em Porto Alegre (RS)

Gripen FAB 4102 Santa Cruz Saab FAB F-39

Uma réplica em tamanho real do caça Saab F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), será exposta em Porto Alegre (RS) neste mês. A maquete estará em exposição em um shopping da capital.

A réplica do Saab Gripen já esteve em exposições em cidades como Brasília (DF), Rio Branco (AC), Ribeirão Preto (SP) e Rio de Janeiro (RJ), mas esta será a primeira vez que o modelo “pousa” em Porto Alegre. 

A informação foi confirmada ao portal AEROFLAP nesta terça-feira (13) por um oficial da FAB e a assessoria do BarraShoppingSul, onde a réplica do jato de combate será exposta ao público. Tanto a FAB quanto o shopping confirmaram ao portal que o Gripen estará no espaço entre os dias 15 e 29 de setembro

Conforme o militar nos contou, a exposição ocorre nos mesmos horários de funcionamento do shopping. A ideia é apresentar para a população os detalhes do mais novo avião de caça da FAB, inclusive com visitas ao cockpit (cabine) da réplica. 

Em Porto Alegre está localizada a AEL Sistemas, companhia responsável pelo desenvolvimento dos displays panorâmicos sensíveis ao toque, um dos destaques do avião. A tela de tecnologia brasileira também foi selecionada pela Força Aérea Sueca para seus próprios Gripens.

Gripen capacete display tela WAD AEL Porto Alegre réplica
Capacete TARGO II e o display panorâmico sensível ao toque são produzidos em Porto Alegre. Foto: Gilmar Gomes- AEL Sistemas.

A AEL também produz o TARGO II, um capacete com display integrado que será usado pelos pilotos do Gripen. 

O Gripen foi selecionado pela FAB em 2013, superando o francês Dassault Rafale e o F/A-18 Super Hornet da Boeing. No ano seguinte o governo assinou a compra de 36 aviões, sendo 28 da versão F-39E, de um assento, e oito da variante F-39F com dois lugares.

Gripen Brasília réplica
Réplica do Gripen exposta em Brasília em 2016. FAB – Divulgação.

A FAB revelou neste ano que recebeu autorização para adicionar mais quatro caças Gripen ao contrato inicial, ao mesmo tempo em que negocia um 2º lote de 26 aeronaves.

Atualmente existem três Gripens no país, sendo um para testes e dois para serviço operacional. A expectativa é de que a Força Aérea receba mais quatro F-39, fechando 2022 com seis aviões, todos operando a partir da Base Aérea de Anápolis (GO). 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Exposição, F-39, fab, Gripen, Porto Alegre, usaexport