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Requisitos de segurança da EASA sobre tanque de combustível podem afetar alcance do Airbus A321XLR

A321XLR Airbus

O grande ‘trunfo’ da Airbus, o A321XLR, pode enfrentar problemas justamente com que lhe fez ter um grande volume de vendas, o seu alcance. A EASA, Agência Europeia de Seguranaça da Aviação está avançando com a certificação do novo avião porém alguns requisitos podem atrapalhar um pouco o processo.

Os requisitos são exigências de segurança em relação aos tanques de combustível do A321XLR, pois a Airbus tinha planos de colocar um tanque extra na parte central do avião, abaixo do piso da cabine de passageiros. Segundo fontes informaram à Reuters, o tanque RCT da aeronave precisa de um revestimento de proteção o que traria mais peso para o jato.

O peso estimado para ser acrescido é entre 700 e 800 quilos, o que poderia diminuir o alcance do Airbus A321XLR em pelo menos 370 quilômetros, cerca de 229 milhas. Segundo um porta-voz da Airbus, a fabricante não espera nenhum impacto significativo no alcance do novo avião.

Em dezembro do ano passado, em razão de um pedido de mudança no projeto do Airbus A321XLR, a EASA abriu uma consulta sobre as mudanças relacionadas ao taque RCT. O órgão regulador frisou que apesar da experiência com tanques localizados nas asas e na parte central do avião, “a integração de um RCT localizado abaixo do piso da cabine, devido ao seu design e localização, é considerada uma característica de design incomum em relação às práticas de design”.

Airbus A321XLR Montagem
Foto: Airbus

Diante da situação, a EASA precisou emitir uma ‘condição especial’ para o A321XLR “para garantir a proteção adequada dos ocupantes contra os riscos de incêndio externo e queimadura, ignição de vapor de combustível e explosão do tanque de combustível, bem como para garantir a resistência ao choque deste tanque de combustível, de modo que nenhum combustível seja liberado em quantidades suficientes para iniciar um incêndio grave em um evento de colisão de outra forma sobrevivente”. 

Com a indefinição sobre o tanque RCT, a Airbus deverá atrasar o projeto no qual esperava que até o final de 2023 fosse certificado. Os primeiros clientes tem previsão de receber a nova aeronave já em 2024.

O A321XLR promete um alcance de até 8700 km com 206 passageiros a bordo, o suficiente para maioria das companhias aéreas dos EUA e Europa, mas a parte incrível essa aeronave fez sucesso na ásia. O jato é o grande trunfo da Airbus que observa vendas cada vez maiores do jato de corredor único com maior alcance no mercado atualmente. 

Na América Latina, o Grupo LATAM deverá operar a aeronave para explorar novos mercados em razão da sua capacidade que pode conectar rapidamente os principais mercados do Brasil e do Chile com outros como por exemplo nos EUA, México e Canadá. 

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Com informações do AeroTime

 

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