Advertisement

Rolls-Royce e BWXT recebem financiamento para desenvolvimento de reator nuclear espacial

Rolls-Royce e BWXT fissão nuclear

A Rolls-Royce anunciou hoje que garantiu financiamento da Fase 2 do Fundo Bilateral Internacional (IBF) da Agência Espacial do Reino Unido. O financiamento permite que parcerias estratégicas de investigação dentro do sector espacial do Reino Unido e nações espaciais emergentes trabalhem em conjunto.

O novo prémio de 1,18 milhões de libras do Fundo apoia a colaboração para identificar e desenvolver as tecnologias ideais para um sistema nuclear de fissão, beneficiando os programas de desenvolvimento nuclear espacial do Reino Unido e dos EUA para uma série de missões de energia espacial.

Rolls-Royce e BWXT fissão nuclear
Steve Carllier presidente da Rolls-Royce Submarines LTD e Joe Miller presidente da BWTX Advanced Technologies LLC

A Rolls-Royce está colaborando com a empresa norte-americana BWXT Advanced Technologies LLC (BWXT) para entregar esta fase de desenvolvimento, que foi consolidada em um acordo de parceria entre as duas empresas. O acordo facilita a colaboração empresarial e o desenvolvimento conjunto de aplicações nucleares novas e inéditas no domínio espacial, que utilizam os principais pontos fortes de projeto e fabricação nuclear de cada parte.

Este acordo fortalece ainda mais a colaboração do Reino Unido e dos EUA na inovação tecnológica espacial pioneira, conforme detalhado no compromisso da Declaração do Atlântico. Num anúncio feito pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e pelo presidente dos EUA, Joe Biden, em 8 de junho de 2023, ambos os países se comprometeram a estudar “oportunidades de cooperação em energia e propulsão nuclear espacial”.

A BWXT traz consigo uma vasta experiência em capacidade nuclear nos EUA, tendo fabricado componentes nucleares há mais de 70 anos, complementando a experiência comparável da Rolls-Royce no Reino Unido. Esta sinergia construiu uma parceria estratégica forte, enraizada na entrega bem sucedida de projetos nucleares para os seus respectivos países ao longo de muitas décadas.

Leia também:

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.