Projeto VA-X4 da Vertical Aerospace. Imagem/Divulgação.

A fabricante britânica Rolls-Royce vai produzir os motores para o veículo totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Vertical Aerospace, o VA-X4, ainda em desenvolvimento. 

O projeto de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Vertical Aerospace transportará até quatro passageiros por 193 quilômetros em velocidades de cruzeiro superiores a 320 quilômetros por hora. A aeronave está prevista para ser certificada em 2024. 

A colaboração entre as companhias marca a entrada da Rolls-Royce no mercado de UAM. A Rolls-Royce projetará a arquitetura do sistema de todo o sistema de propulsão elétrica, o sistema de energia elétrica que inclui as mais recentes unidades de propulsão elétrica de elevação e empuxo da classe 100kW, a distribuição de energia e o sistema de monitoramento que apoiará as operações.

“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Vertical Aerospace para a tecnologia elétrica que irá alimentar suas aeronaves pioneiras eVTOL. Esta oportunidade empolgante demonstra nossas ambições de ser um fornecedor líder de sistemas de energia completos sustentáveis ​​para o novo mercado de Mobilidade Aérea Urbana, que tem o potencial de transformar a maneira como as pessoas e cargas se movem de cidade em cidade.”, disse o Diretor da Rolls-Royce – Electrical, Rob Watson. 

Cerca de 150 engenheiros da Rolls-Royce baseados em países como Hungria, Cingapura, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido trabalharão com a equipe da Vertical Aerospace no desenvolvimento da aeronave que visa ser um dos primeiros eVTOLs certificados do mundo. 

A Vertical Aerospace, com sede em Bristol, já voou com vários protótipos eVTOL em escala real e a construção do VA-X4 começará em breve, com a montagem sendo realizada no Reino Unido e o primeiro devendo ser realizado ainda em 2021. 

“Estamos entusiasmados em colaborar com a Rolls-Royce, trazendo a bordo uma equipe extremamente experiente com profundo conhecimento e tecnologias elétricas de ponta para impulsionar nossa aeronave pioneira eVTOL. Esta colaboração se baseia em nossas parcerias existentes e a Vertical está bem posicionada para desenvolver a aeronave eVTOL líder mundial, certificada pelos mais altos padrões de segurança CAA e EASA definidos globalmente.” disse Michael Cervenka, CEO da Vertical Aerospace. 

Via Rolls-Royce