Rover Perseverance está a 100 dias do planeta vermelho

Apenas 100 dias e 166 milhões de milhas (268 milhões de quilômetros) separam a missão Mars 2020 Perseverance rover, da NASA, e a cratera Jezero do Planeta Vermelho Marte.

O pouso ocorrerá em 18 de fevereiro de 2021, às 12h43 pm PST (15:43 EST), com a confirmação de ser recebido de volta no Jet Propulsion Laboratory da NASA na Califórnia do Sul cerca de 11 minutos após o pouso, pela distância do rover ao planeta Terra.

O carro de seis rodas de Marte tem a tarefa de rondar a cratera – que se acredita ser o local de um lago marciano há bilhões de anos – para procurar sinais de vida microbiana antiga, coletar e armazenar rochas e rególitos marcianos (rocha quebrada e poeira), e pavimenta o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho.

“Embora chamemos a viagem de seis meses e meio da Terra a Marte de ‘cruzeiro’, garanto que não há muito a ser realizado nesse período”, disse o gerente de projeto John McNamee do JPL. “Entre verificar a espaçonave e planejar e simular nossas operações de pouso e de superfície, toda a equipe está trabalhando para explorar a cratera de Jezero.”

 

O Mars 2020 Perseverance da NASA está a 100 dias da aterrissagem. Veja a experiência interativa completa em Eyes on the Solar System . Crédito: NASA / JPL-Caltech

Em 9 de novembro, a equipe da missão confirmou que o subsistema de propulsão do estágio de descida, que ajudará a baixar o rover até Marte, está em boas condições de funcionamento. Hoje, 10 de novembro, eles voltam sua atenção para o rover pixl e SHERLOC instrumentos. O Lander Vision System está programado para ir ao microscópio em 11 de novembro; e o instrumento SuperCam , no dia seguinte. Na estrada, em 18 de dezembro, a equipe planeja realizar uma manobra de correção de trajetória, usando os oito propulsores do estágio de cruzeiro para refinar o caminho da nave em direção a Marte.

A missão já realizou vários cenários de teste para ajudar a avaliar os procedimentos e treinar os controladores da missão Mars 2020 para marcos importantes que estão por vir. 

Durante alguns desses testes de vários dias, a equipe encontra desafios inesperados lançados em seu caminho por colegas que desempenham o papel de “gremlins”. Mesmo com os desafios introduzidos durante um ensaio de pouso em 29 de outubro, a equipe foi capaz de pousar com sucesso um rover simulado do Perseverance em Marte.

Rover Perseverance- Foto cortesia da NASA / JPL-Caltech.

Outro marco importante da missão será ensaiado a partir da próxima segunda-feira, 16 de novembro, quando a equipe iniciará uma simulação de cinco dias de operações de superfície – incluindo dirigir o rover e realizar uma amostragem. Em dezembro, a equipe espera que um gremlin ou dois apareçam durante outra simulação de cinco dias da transição do rover das operações de pouso para as de superfície.

Mais sobre a missão

Um dos principais objetivos da missão do Perseverance em Marte é a astrobiologia , incluindo a busca por sinais de vida microbiana ancestral. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).

As missões subsequentes, atualmente em consideração pela NASA em cooperação com a ESA (Agência Espacial Européia), enviariam espaçonaves a Marte para coletar essas amostras em cache da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 é parte de um programa maior que inclui missões à Lua como uma forma de se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho. Encarregada de retornar astronautas à Lua em 2024, a NASA estabelecerá uma presença humana sustentada na Lua e em torno dela em 2028 por meio dos planos de exploração lunar Artemis da NASA .

O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

 

Fonte: NASA

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Espaço +, Marte, NASA

Sair da versão mobile