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Rússia atrasa novamente o projeto do MC-21, e consequentemente a aviação do país

MC-21-300 Irkut

A UAC declarou que o projeto do MC-21, o avião russo de nova geração, será novamente atrasado. Agora o prazo para a entrega da primeira aeronave passou de 2023 para 2025.

Este atraso está sendo acrescentado ao desenvolvimento da aeronave devido à mudança de curso do projeto, que agora precisará obrigatoriamente utilizar componentes fabricados na Rússia, declarou o vice-primeiro-ministro da Rússia, Denis Manturov.

Visando concorrer com o Airbus A320neo e o Boeing 737 MAX no mercado ocidental, o MC-21 era recheado de componentes fabricados por países europeus e norte-americanos. Contudo, a guerra com a Ucrânia resultou em sanções contra a Rússia, proibindo a exportação e venda de aviões com esses componentes, o resultado foi esta mudança de curso, onde o MC-21 passará a ser um avião totalmente russo.

Agora, o desenvolvimento do avião está contando com tecnologias exclusivas russas, excluindo a necessidade de importar peças de outros países por conta das sanções econômicas. Pelas sanções, esta aeronave é vista como o futuro da aviação do país, substituindo os ocidentais A320 e 737.

Irkut MC-21 Rússia PD-14
MC-21 com motores russos de nova geração PD-14.

Desta forma, o projeto do MC-21, que surgiu em 2000 como Yakovlev Yak-242, completará 25 anos sem nenhum avião entregue ou certificado. Esta é mais uma marca de como a Rússia encontra dificuldades, pós-URSS, para desenvolver bons aviões comerciais.

A aeronave terá como cliente de lançamento a Rossiya Airlines, companhia subsidiária da estatal Aeroflot. A Irkut, subsidiária da UAC que projetou o MC-21, informou que duas aeronaves já estão prontas, mas precisam passar por uma supervisão do fabricante.

 

O Irkut MC-21

O MC-21-300 tem capacidade para 163 a 211 passageiros, sempre em configuração de duas classes. A Irkut promete um custo até 15% menor de operação do MC-21 em comparação com os concorrentes atuais, como o Airbus A321neo.

A Irkut tem mais de 185 encomendas, com mais 100 opções de compra, para o MC-21. Contudo, a maior parte dessas encomendas é proveniente de companhias da Rússia.

Tendo a Aeroflot com o maior número de pedidos da aeronave, a companhia é conhecida por operar por diversos anos da URSS somente com aviões fabricados no país. Atualmente, a companhia conta com uma frota de aviões Airbus e Boeing, com uma pequena presença do SSJ100, fabricado pela Sukhoi na Rússia.

A Aeroflot tem 50 pedidos firmes para o MC-21, e opções de compra para mais 35 aviões. Já o MC-21 acumula um total de 175 pedidos firmes para o MC-21.

 

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