Advertisement

Rússia: bombardeiro Tu-95 modernizado faz novo voo de teste

Tu-95MSM é a mais recente atualização do mais antigo bombardeiro da Rússia. Foto: UAC.

Um bombardeiro estratégico Tu-95 modernizado fez um novo voo de testes, anunciou a estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) na segunda-feira (16). Chamado de Tu-95MSM, o modelo é uma atualização da versão Tu-95MS16. 

“Sob o programa de teste, um bombardeiro porta-mísseis Tu-95MSM altamente atualizado realizou um novo voo. Durante o voo, todos os testes necessários de seus sistemas e equipamentos foram realizados”, disse a assessoria de imprensa em um comunicado.

O primeiro protótipo da mais recente modernização do clássico Tu-95 fez seu primeiro voo em agosto de 2020. Nesta atualização do Bear, como é chamado pela OTAN, recebeu o complexo de defesa aérea Meteor-NM2, displays de informação do sistema SOI-021, radar Novella-NV1.021 e uma versão melhorada dos motores turboélice Kuznetsov NK-12, chamada NK-12MPM. 

Primeiro voo do Tu-95MSM em 2020. Foto: UAC.
Primeiro voo do Tu-95MSM modernizado em 2020. Foto: UAC.

A UAC afirma que “em particular, a atualização melhorou consideravelmente a eficiência e a confiabilidade da plataforma da aeronave para cumprir as missões atribuídas.” A modernização do Tu-95 é realizada pelas empresas Tupolev e Beriev Aircraft, ambas controladas pela UAC. O upgrade vai permitir que a aeronave esteja operacional até 2025. 

Mais antigo bombardeiro da Rússia

O Tupolev Tu-95 surgiu como resposta ao B-52 Stratofortress norte-americano. Ambos voaram pela primeira vez em 1952, com sete meses de diferença. E assim como sua contraparte do Ocidente, o Tu-95 recebeu uma série de atualizações ao longo de suas sete décadas de serviço com a Aviação de Longo Alcance da Rússia. 

Hoje o Tu-95 é o mais antigo bombardeiro de Moscou, embora a idade pareça ser apenas um detalhe para esta potente aeronave. Os quatro turboélices NK-12 aceleram o avião à casa dos 900 km/h, tornando-o o turboélice mais rápido do mundo. Possui uma autonomia de 15 mil quilômetros, podendo ser multiplicada por meio do reabastecimento em voo.

Rússia Tu-95 MS VKS
Tupolev Tu-95MS Foto: Alex Beltyukov – RuSpotters Team (CC BY-SA 3.0)

Com o passar dos anos o Tu-95 trocou suas bombas por mísseis de longo alcance, e por isso é chamado por seus operadores de “bombardeiro porta-mísseis”. Tem sido amplamente empregado contra a Ucrânia, usando mísseis antinavio Kh-22 e de cruzeiro Kh-101. 

Cerca de 55 Tu-95 ainda estão em serviço com a Rússia. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Rússia, TU-95, usaexport