Projeção de como poderia ser o novo caça stealth russo. Imagem via Aerotime Hub.

A estatal da Rússia United Aircraft Corporation (UAC) vai apresentar uma aeronave “fundamentalmente nova” no dia 20 de julho, o primeiro dia do Salão Internacional do Ar e Espaço MAKS 2021, o mais tradicional show aéreo russo,  realizado anualmente no Aeroporto de Zhukovsky, situado nos arredores de Moscou. 

A Rostec, detentora da UAC, lançou uma contagem regressiva em seu site, e divulgou um trailer de lançamento em seu canal no YouTube. 

O trailer mostra localizações nos Emirados Árabes, Índia, Vietnam e Argentina, sugerindo os possíveis países alvos para as ofertas do projeto. No trailer, a silhueta da nova aeronave pode ser vista sobre o deserto, distorcida pela miragem. No vídeo também é possível ver a sombra do avião sobrevoando o mar. 

Em maio, uma fonte revelou algumas características do novo caça stealth que a Sukhoi estaria desenvolvendo. Em dezembro do ano passado, o chefe da Rostec, Sergei Chemzov, afirmou que a Sukhoi realmente estava trabalhando em uma aeronave do tipo. Falando à imprensa, o executivo disse que a companhia estava trabalhando no conceito do novo avião furtivo, destacando que a aeronave seria opcionalmente tripulada. 

Em uma foto publicitária, o modelo de uma aeronave pode ser visto na mesa de Chemzov. 

Apesar disso, o “Checkmate”, como a aeronave vem sendo chamada, poderia, também, ser apenas uma nova variante de um caça já existente, como o Mikoyan MiG-35, como sugerido por Steve Trimble da Aviation Week. 

DEIXE UMA RESPOSTA