Advertisement

Ryanair condena monopólio dos aeroportos portugueses

Ryanair condena monopólio dos aeroportos portugueses. Imagem: Ryanair

A Ryanair anunciou, no dia 7 de fevereiro, sua programação para o Verão de 2024 em Portugal, contando com 14 novas rotas para cidades como Estocolmo, Roma, Madrid e Pisa. De acordo com a companhia, a programação inclui:

  •  14 novas rotas (Alicante, Estocolmo, Belfast, Budapeste, Cracóvia, Norwich, Marrakech, Roma, Ibiza, Madrid, Pisa, Poznan e Tânger (x2)).
  • Total de 170 rotas.
  • Tráfego cresce para 13,5 milhões de passageiros por ano (+7%).
  • 28 aeronaves (investimento de $3 bilhões).
  • 1.000 empregos, incluindo pilotos, tripulação de cabine e engenheiros.

Entretanto, a empresa condena a decisão da ANA em aumentar as taxas em +17% a partir de janeiro de 2024.

Nesse sentido, houve o encerramento da base da Ryanair em Ponta Delgada e também a retirada de duas aeronaves B737 da sua base na Madeira, bem como cortes adicionais no verão de 2024 em Faro e Porto.

A Ryanair aponta que no aeroporto de Lisboa, onde há restrições de capacidade, as taxas da ANA estão aumentando 17%, muito acima da inflação (2,3%). Salienta, ainda, que esses aumentos de taxas de aeroporto do monopólio da ANA são impostos em um momento em que a maioria dos aeroportos europeus está reduzindo as taxas para recuperar o tráfego pré-Covid e incentivar o crescimento.

Sobre a ANA

A ANA é a empresa responsável pela gestão de 10 aeroportos em Portugal Continental (Lisboa, Porto, Faro e Terminal Civil de Beja), na Região Autónoma dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores) e na Região Autónoma da Madeira (Madeira e Porto Santo).

Posição da Ryanair

Dessa forma, a Ryanair tem requerido que o Governo Português abra imediatamente o Aeroporto do Montijo, assim como que aumente a concorrência dos aeroportos, a fim de reduzir as tarifas para Lisboa.

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, disse:

“Estamos encantados em anunciar a maior programação para o verão de 2024 em Portugal, onde continuamos a crescer e abrir 14 novas rotas. A maior programação de verão de 2024 da Ryanair permitirá que a companhia aérea aumente o tráfego português em 22% em 2024. Infelizmente, no entanto, taxas mais altas do monopólio da ANA estão forçando companhias aéreas como a Ryanair a reduzir voos regionais de/para Portugal. É inaceitável que o Regulador Português, a ANAC, tenha concordado com aumentos de taxas de monopólio da ANA de até 17%, muito acima da inflação.

Esta decisão prejudicará ainda mais o crescimento do turismo em Portugal e os empregos. Já vimos isso nas ilhas regionais de Portugal, onde a Ryanair foi forçada a fechar sua base em Ponta Delgada e a reduzir uma de suas duas aeronaves de Madeira – uma perda de investimento de $100 milhões – devido aos aumentos excessivos de taxas da ANA. Exigimos que o Governo Português abra imediatamente o Aeroporto de Montijo para acabar com o monopólio de taxas altas da ANA em Lisboa para sempre.”

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.