FAB 4100 Gripen F-39E pousando em Brasília-DF

A SAAB postou mais um vídeo da série Colaboração Real 3. No 12º episódio foi abordado o motivo da escolha da FAB em relação ao Gripen F-39.

A Embraer e outras empresas brasileiras vão estra ligadas ao projeto, tanto que 15 das 36 unidades serão construídas totalmente no Brasil.

 

No dia 23 de outubro o caça foi oficialmente apresentado as autoridades brasileiras, bem como a nação brasileira. 

O primeiro exemplar do F-39E brasileiro está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça da FAB.

Gripen F-39 na unidade da Embraer em Gavião Peixoto- Foto: CLAUDIO CAPUCHO

Outro departamento relacionado ao Gripen no Brasil é a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), que funciona em São Bernardo do Campo-SP. Nesta unidade são produzidas algumas partes do caça, como do cone de cauda, freios aerodinâmicos, caixão das asas e etc.

A partir de 2021 as quatro primeiras unidades operacionais do Gripen chegam para Força Aérea Brasileira e vão ficar baseadas na ALA-2, em Anápolis-GO. As 36 unidades serão dividas na seguinte forma 28 da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto).

DEIXE UMA RESPOSTA