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Saab revela primeiro avião-radar para a Polônia meses depois da encomenda

Primeiro avião-radar Saab 340 AEW&C da Polônia foi apresentado apenas dois meses após compra.

A Saab revelou, na última sexta-feira (29), o primeiro avião-radar Saab 340 AEW&C para a Força Aérea da Polônia em suas instalações em Linköping, no sul da Suécia. A apresentação oficial da aeronave vem apenas dois meses depois que a Polônia assinou a compra de duas unidades, avaliadas em US$ 58 milhões. 

“Estamos honrados em fornecer esta importante capacidade à Polónia e orgulhosos por estarmos a progredir rapidamente no sentido da entrega deste sistema de alerta aéreo antecipado às Forças Armadas Polacas”, disse Carl-Johan Bergholm, chefe da área de negócios de Vigilância da Saab. Durante a cerimônia, o Ministro da Defesa Nacional polaco, Mariusz Błaszczak, afirmou que esta primeira aeronave será entregue em apenas alguns meses.

Polônia comprou dois aviõs-radar por US$ 58 milhões. Foto: Agência Polonesa de Armamentos.
Polônia comprou dois aviõs-radar por US$ 58 milhões. Foto: Agência Polonesa de Armamentos.

Segundo a fabricante, o ritmo acelerado é resultado da colaboração eficiente entre a Saab e as Forças Armadas Polacas e do fato da Saab ter uma linha de produção contínua para soluções de alerta aéreo antecipado. Isto inclui pessoal dedicado e expertise interna para realizar todos os tipos de testes e avaliações para a necessária aprovação dos sistemas. 

Por outro lado, o portal britânico Janes afirma que as duas aeronaves agora polonesas foram recentemente aposentadas nos Emirados Árabes Unidos e estavam armazenadas na Suécia.

Estes são os primeiros aviões de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) adquiridos pelos poloneses. É mais uma das várias compras no setor de defesa que o país tem realizado nos últimos anos. Os investimentos poloneses em armamentos foram fortemente catalisados pela invasão russa na Ucrânia. 

Baseado no turboélice regional Saab 340, a aeronave foi modificada para atender as necessidades da Suécia para um avião-radar. A maior diferença está no sensor da aeronave, um radar Ericsson PS-890 Erieye, de varredura eletrônica ativa. É o mesmo instrumento usado nos jatos Embraer E-99 da Força Aérea Brasileira, capaz de detectar e rastrear alvos aéreos até 450 km. 

 

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Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Avião-Radar, Polônia, SAAB, Saab 340, usaexport