A Royal International Air Tattoo, mais conhecida como RIAT, começa nesta sexta dia 19 e vai até o dia 21, no domingo. O famoso evento aeronáutico que acontece na base aérea da RAF, em Gloucestershire, fica aproximadamente 01 hora da capital, Londres.

F-16 Fighting Falcon em sua exibição durante a RIAT 2018- Foto: AirTeamImages

O RIAT é um dos mais famosos eventos aeronáuticos que envolve aviação militar em todo o globo, sempre reúne em um único espaços, clássicos aviões militares, além também de ser um polo de vendas destas aeronaves para várias nações.

Para esse ano de 2019 muita coisa vai ter e o público que somando os três dias de evento que pode chegar a 185 mil visitantes, além de 30 nações participantes.

Caças F-35B do Reino Unido- Foto: Via Web

Alguns modelos de caças que estarão presentes, são os Lockheed Martin F-16s da Bélgica e Dinamarca, o RAF Eurofighter Typhoon FGR4s e o Boeing F-15C / Es da Força Aérea dos EUA. Além dos suecos Gripens C/D da SAAB.

Na aviação de transporte tático militar estarão presentes o Airbus Defense & Space A400M, um Boeing C-17 Globemaster III, além de um C-130 da a Royal Canadian Air Force.

A-400M pertencente a Força Aérea da Espanha

A presença da Europa Ocidental também se fará presente, com caças Su-27 da Força Aérea Ucraniana que estarão acompanhados por um Ilyushin II-76. A Força Aérea da Romênia está presente com um Mikoyan MiG-21, e a Turquia, mais ao leste da Europa, estará com um par de caças McDonnell Douglas F-4E.

A anfitriã claro que estará em peso no evento, com caças F-35B do 617º esquadrão, que no mês passado foi destaque em ações armadas no Iraque e na Síria.

A lista de países em sua maioria são membros da Otan, como Canadá, França, Grécia, Itália, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia, Eslovênia, Espanha e Turquia. A Espanha estará participando com um AV-8 Harrier II.

Foto: Northrop Grumman

Algumas novidades estarão presentes na RIAT 2019, como por exemplo o Firebird opcionalmente pilotado da Northrop Grumman e o Beechcraft AT-6B Wolverine da Textron Aviation.

Esse ano a empresa britânica British Airways, completa 100 anos e para comemorar o centenário vai ocorrer no dia 20 uma passagem de um Boeing 747-400 com pintura retrô, sendo escoltado pelos Red Arrows, com seus jatos Hawks.

Boeing 747-400 da British com pintura retrô- Stuart Bailey / British Airways

“Temos certeza de que a visão do nosso 747 dará um momento maravilhosamente nostálgico para o público da Air Tattoo”, disse o Comandante da Bristish, Richard Allen-Williams.

Outras equipes de demostração estarão presentes, são elas a italiana  Frecce Tricolori, a francesa, Patrouille de France e a Royal Jordanian Falcons. Além de equipes civis como a Breitling Jet Team e The Blades.

 

Fonte de apoio: Flight Global / Edição: Aeroflap