Advertisement

Salvador sedia a primeira edição do CAPA Aviation Latin América com lideres do setor aéreo

CAPA Latin América Aviation Salvador Evento Aviação

A cidade de Salvador na Bahia sediou a primeira edição da CAPA Aviation Latin América Aviaton & LCCs Summit 2022, que contou como anfitriões o Salvador Bahia Airport administrado pela VINCI Airports e a Prefeitura de Salvador.

O evento ocorreu nos dias 25 e 26 de agosto no novíssimo Centro de Convenções de Salvador. Como uma ótima oportunidade para realizar networking, o evento contou com alguns jornalistas convidados e diversos lideres do setor aéreo do Brasil, da América Latina e do Norte e também da Europa. 

Convidados e Executivos são recepcionados no hall do hotel com as baianas distribuindo as tradicionais pulseiras do Senhor do Bonfim / Foto: CAPA Center For Aviation

O CAPA Aviation Latin América 2022 em Salvador contou também com a participação e apoio de outras empresas como a Abaeté, TAP, Skyscanner, Flyr, TravelX além das fabricantes Embraer e Beechcraft representada também pela TAM Aviação Executiva. A Associação Latino-americana e do Caribe do Transporte Aéreo (ALTA) também marcou presença no evento.

O Portal Aeroflap esteve presente no evento e mostrará nesta matéria um resumo do evento e os principais temas abordados.

A escolha da cidade de Salvador teve como motivador a exploração e apresentação do turismo local para diversos executivos que nunca estiveram no Brasil. Desde a recepção no Salvador Bahia Airport, os participantes do evento eram recepcionados por uma equipe dedicada a proporcionar a melhor experiência na cidade.

 

Dia 1

Foto: CAPA Center For Aviation

Durante o nosso trajeto do Wish Hotel da Bahia até o Centro de Convenções, a equipe responsável pelo nosso transporte passou por alguns pontos turísticos de Salvador, contando toda a história dos monumentos e também da cidade.

O primeiro dia contou com a abertura do evento pelas palavras do CEO da VINCI Airports Brasil, Júlio Cesar Ribas, juntamente com o Secretário Nacional de Aviação Civil Ronei Glanzmann e o Prefeito de Salvador Bruno Reis.

CAPA Latin América Aviation Salvador VINCI Airports
Foto: CAPA Center For Aviation

O primeiro dia contou com temas de debate como: Qual a posição da América Latina na recuperação da Covid-19; As parcerias e a consolidação levarão a uma indústria de aviação mais sustentável; As novas estratégias de vendas, distribuição e varejo; Fortalecimento e mudança de frotas.

O CEO da Azul Linhas Aéreas John Rodgerson foi o primeiro a ser entrevistado no painel, durante a entrevista o executivo contou como o modelo de negócio da companhia e a importância das operações na região norte do país no qual a Azul está investindo e ampliando operações.

John Rodgerson Azul Linhas Aéreas
Foto: CAPA Center For Aviation

John Rodgerson comentou também sobre a retomada do setor no ponto de vista da Azul, incluindo sobre o mercado internacional da companhia. O executivo reforçou a importância das operações da Azul em Salvador, com ligações para diversas cidades.

Logo após, subiram ao palco o Diretor Geral da ACI Rafael Echevarne, Gonzalo Schames diretor geral da América do Sul e alianças da American Airliens, o vice-presidente de receita da Azul Abhi Shah, e Peter Cerdá vice-presidente regional da IATA.

O debate entre os executivos foi sobre a recuperação do setor aéreo na pandemia de Covid-19 na América Latina.

Em seguida o debate sobre parcerias e consolidações entre companhias aéreas e o caminhar da indústria para uma aviação mais sustentável. Um dos pontos principais foi a futura holding entre a GOL e a Avianca que irá causar grandes impactos no setor aéreo da América Latina.

O painel contou com a presença de Randall Saenz Aguero, executivo de Alianças Estratégicas e Assuntos Internacionais da GOL, Federico Fraga diretor da Cellpoint Digital e David Gunnarsson CEO da Dohop.

CAPA Latin América Aviation
Foto: CAPA Center For Aviation

Após a pausa para o almoço, o painel foi composto por Celso Ferrer CEO da GOL, o executivo contou como foi importante as alianças com a Air France e KLM e a chegada da American para fortalecer ambas as empresas em um momento delicado para o setor.

Celso ressaltou que o modelo de baixo custo com uma operação de frota padronizada em Boeing 737 permitiu a GOL retomar mais facilmente sua malha e manter os custos ainda mais baixos. O CEO da companhia também ressaltou a importância de Salvador para a malha da GOL, que realiza diversas conexões no Salvador Bahia Airport como um hub.

Celso Ferrer CEO da GOL
Foto: CAPA Center For Aviation

Durante o evento a GOL anunciou uma nova parceria de compartilhamento de voos a partir do Aeroporto de Salvador com a Abaeté, visando explorar o mercado de turismo do interior da Bahia, que conta com voos diários da companhia ultra-regional. 

O mercado internacional também foi citado por Celso Ferrer que mostrou otimismo com agora a companhia fortalecida e renovada para a retomada internacional, tendo Brasília como base principal para os voos para os EUA e México diariamente com o Boeing 737 MAX. Os voos realizam conexão direta com a malha da American Airlines nos EUA.

A Skyscanner deu sua visão sobre as novas perspectivas sobre como os viajantes estão lidando nesta retomada.

CEO da Flybondi
Foto: CAPA Center For Aviation

Logo em seguida o painel contou com o CEO da Flybondi Mauricio Sana que contou como foi lidar com a pandemia diante do fechamento das fronteiras na Argentina. Ressaltando que a empresa não pôde realizar voos durante um período, o executivo contou como buscou resolver os problemas financeiros da empresa e a importância do mercado entre Argentina e Brasil.

O debate sobre a revisão de aeronaves e frota, contou também com a presença de Vagner Ricardo Diretor de Estratégia das Américas da Embraer.

ALTA Embraer TAP CAPA Latin América Aviation
Foto: CAPA Center For Aviation
Diretor de Vendas Textron Beechcraft
Foto: CAPA Center For Aviation

O primeiro dia do CAPA Aviation em Salvador se encerrou com a entrevista do CEO da Ultra Air William Shawm e do Diretor de Vendas da Textron Leonardo Vianna que apresentou a nova aeronave ao mercado.

Ainda na noite do dia 24, fomos ao restaurante Pereira próximo a Praia da Barra para momentos de descontração e um belo jantar. Após o jantar seguimos em cortejo da Banda do Olodum em uma apresentação especial para todos que estiveram presentes no evento.

Logo após, em um espaço houve a apresentação da cantora baiana Ana Mametto, proporcionando muita alegria e um ambiente com muita energia após um longo dia de trabalho.

Tradicional banda do Olodum Salvador
Foto: CAPA Center For Aviation
Tradicional banda do Olodum Salvador
Foto: CAPA Center For Aviation

 

Dia 2

Após um grande dia de trabalho e uma noite inesquecível, fomos um pouco atrasados para o segundo dia do CAPA Latin América Aviation. 

O dia começou com a entrevista da CEO da TAP Christine Ourmières, que contou como estava o processo de reorganização da companhia aérea. O segundo dia começou com o tema destacando o Brasil sob um olhar mais profundo na dinâmica de mercado.

O painel contou com Abhi Shah da Azul, João Pita Chefe Comercial da GRU Airport, Jose Ricardo Botelho CEO da ALTA, Tiago Pereira Diretor da ANAC, Daniela Araujo Diretora de Produtos da Decolar e Aline Mafra Diretora de Vendas e Marketing.

CEO da TAP
Foto: CAPA Center For Aviation

Um dos principais pontos levantados foi sobre os custos operacionais das empresas, que possuem altos custos com combustíveis. O debate também compartilhou ideias de como o governo poderia lidar em conjunto com as empresas aéreas para baratear as operações e consequentemente reduzir o valor das passagens.

O debate contou um pouco do ponto de vista de cada empresa sob o olhar da dinâmica do mercado brasileiro, que mudou o cenário e também a visão do público sobre as viagens à negócios e também a lazer. Destacou-se como o passageiro em trabalho home office mudou sua maneira de viajar, unindo trabalho e lazer.

Após a pausa para café e networking, José Ricardo Botelho CEO da ALTA e também colunista da Aeroflap, entrevistou o CEO da LATAM Brasil Jerome Cadier.

CEO da ALTA
Foto: CAPA Center For Aviation

Jerome destacou o processo de recuperação judicial da LATAM com base no Capítulo 11 dos EUA, a companhia aérea se fortaleceu no mercado e buscou reforçar a malha doméstica incluindo novas bases operacionais.

O executivo destacou também as ações da LATAM para melhorar os custos operacionais, deixando de operar o Airbus A350 e mantendo apenas aeronaves Boeing para as rotas longas, operando o 777 e 787. A empresa passou a aposentar gradativamente a operação de passageiros com o Boeing 767 e os convertendo em cargueiros.

Ao final da manhã, o debate se voltou para os aeroportos e seus desafios, o debate englobou também ações em prol do meio ambiente, parcerias e a privatização. Foi ressaltado durante o debate no painel que o Brasil detém uma das menores tarifas aeroportuárias do mundo.

CEO da LATAM Jerome Cadier
Foto: CAPA Center For Aviation

O painel contou com a presença de Pierre-Hugues Schmit Diretor Comercial da VINCI Airports, Sabine Trenk COO da Fraport e Ricardo Gesse CEO da Zurich Airport Brasil.

Os próximos eventos serão:

  • 13 e 14 de setembro, CAPA Austrália Pacific Aviation Summit na Austrália
  • 3 e 4 de novembro, CAPA Ásia Aviation Summit & Awards for Excellence em Cingapura
  • 1º e 2 de dezembro, CAPA World Aviation Summit & Awards for Excellence em Gibraltar

 

Conclusão e comentários finais

CAPA Latin América Aviation Salvador
Foto: CAPA Center For Aviation

Para a aviação da América Latina foi de extrema importância um evento como a CAPA Latin América Aviation e uma cidade que teve muito a oferecer aos visitantes. Importante ressaltar que grande parte dos convidados nunca esteve no Brasil.

O evento contou com importantes debates e compartilhamento de experiências entre companhias aéreas, fabricantes e aeroportos. Além de apresentar o que de melhor há em cada empresa em sua respectiva zona de atuação, mostrou também a força do mercado aéreo brasileiro bem como da América Latina para o mundo.

Em uma recuperação forte do setor, apresentar o turismo brasileiro e baiano serviu como cartão de visitas e ponto alto para a recuperação do setor. 

O cenário mudou, e o turismo nacional se tornou uma peça fundamental para ser explorado por empresas de turismo e também companhias aéreas. Mostrando um ambiente único, a cidade de Salvador e todos os anfitriões apresentaram uma parte do que o estado da Bahia tem a oferecer.

O Portal AEROFLAP agradece imensamente o convite e todo o acolhimento prestado pela CAPA e a VINCI Airports durante os dias de evento além das oportunidades de networking.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.