SAS Scandinavian Airlines

A SAS Scandinavian Airlines anunciou hoje(29) que está trocando o seu CEO, o executivo escolhido possui uma grande experiência com empresas aéreas. O escolhido para o cargo da SAS foi Anko Van Der Werff.

Van Der Werff atualmente está como CEO da Avianca, anteriormente o executivo já passou pela Aeroméxico, Air France-KLM e Qatar Airways. O executivo terá sua nova missão a frente da Scandinavian Airlines a partir de 15 de julho.

“Estou muito honrado em ser o novo CEO da SAS. SAS é a transportadora líder da Escandinávia com uma marca forte e uma história de aviação orgulhosa que tem sido de grande importância para conectar a região internamente e com o resto do mundo ”. Disse o futuro CEO da SAS.

“Não é segredo que o COVID-19 impactou toda a indústria da aviação, mas o SAS tem uma base sólida para construir e estou certo de que, trabalhando em conjunto com todas as partes interessadas, o SAS sairá mais forte”, completou.

Enquanto esteve a frente da Avianca, Anko Van Der Werff implementou uma série de mudanças em todo o grupo. As mudanças visavam melhorar as finanças da empresa, foram retiradas todas as rotas que eram avaliadas sem necessidade e com custo de operação elevado.

O CEO transformou a empresa com serviços mais ‘básicos’ para garantir a sobrevivência da companhia. Os esforços tiveram êxito pelo menos até a crise causada pela Covid-19 no mundo todo. Com a crise, a Avianca Holdings entrou com o processo de recuperação judicial nos EUA com base no Capitulo 11 contra falências. 

Para seu lugar na Avianca, o atual presidente Adrian Neuhauser, que entrou junto a Van Der Werff em 2019 assumirá o cargo de CEO do grupo. Em seu retorno a uma companhia aérea da Europa, Van Der Werff será o primeiro estrangeiro a ingressar na diretoria da SAS, que sempre contou com Escandinavos.

O atual CEO da SAS, Rickard Gustafson, anunciou a sua saída do grupo no começo de 2021. Rickard deixará o cargo até junho, enquanto o novo CEO não assume, quem ficará no cargo é Karl Sandlund que é o diretor-comercial da empresa. O presidente Carsten Dilling expressou suas felicitações com a mudança na empresa.

“Depois de um processo extenso, completo e intenso, estou animado para ver o campo abrangente de candidatos talentosos da indústria aérea global que o SAS como uma marca está atraindo – fortalecido ainda mais por um grande interesse nos esforços ambiciosos do SAS em sustentabilidade . Portanto, estou orgulhoso de poder anunciar Anko van der Werff como novo CEO da SAS AB ” . Disse o presidente.