Nesta quarta (31/03), às 09h, o AirConnected, iniciativa da Necta e do Fenelon Advogados, lança a Série Especial Oportunidades em Concessões de Aeroportos. A iniciativa conta com parceria da INFRAWAY Engenharia e contempla quatro blocos, sendo todos em formato virtual e ao vivo.

O setor é um dos principais mercados de infraestrutura para investimentos privados no Brasil nos próximos dois anos.

O País tem a maior carteira de ativos do mundo, com mais de 40 aeroportos e que serão ofertados aos investidores ao longo dos próximos semestres.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em: https://airconnected.com.br/oportunidades-em-concessoes-de-aeroportos/

O bloco 1 do webinar abordará as oportunidades nas concessões de aeroportos federais no Brasil e conta com a participação: do secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Ronei Glanzmann; do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Sousa Pereira; da sócia da BMA Advogados – Barbosa Müssnich Aragão Advogados, Ana Cândida de Mello Carvalho; do CEO da INFRAWAY Engenharia, Thiago Nykiel; e do sócio-fundador do Fenelon Advogados, Ricardo Fenelon.

“Após dez anos de concessões de aeroportos federais, cinco rodadas e muitos aeroportos, com certeza, um evento como esse é uma oportunidade única para especialistas conversarem e debaterem os principais temas e aprendizados. Da mesma forma, com a 6ª e a 7ª rodadas já acontecendo, também não faltarão discussões sobre as oportunidades futuras”, destaca o sócio-fundador do Fenelon Advogados, Ricardo Fenelon.

O lançamento da série contempla os temas: Evolução das concessões aeroportuárias brasileiras, resultados das últimas rodadas e principais melhorias dos contratos e inovações regulatórias para modernização do setor da aviação civil e melhoria do ambiente de negócios, bem como os impactos dessas inovações regulatórias para as concessões.

E ainda: O panorama das próximas concessões aeroportuárias: 6ª e 7ª Rodadas, relicitação dos aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN) e Viracopos (SP) e parcerias público-privada (PPPs) de aeroportos regionais.

As principais políticas públicas que estão sendo pensadas, no Executivo, após a concessão dos principais aeroportos brasileiros, que representam mais de 95% dos passageiros transportados via aérea, também estão na pauta.

“Assim como neste primeiro bloco, os painéis contemplam profissionais que estão liderando os programas de concessão e investimentos no Brasil. A discussão com profundidade é essencial para o mercado conhecer as últimas impressões dos principais gestores públicos e privados, em um momento crucial para a retomada da economia brasileira e há uma semana do leilão da 6ª rodada de concessões de aeroportos”, disse o CEO da INFRAWAY Engenharia, Thiago Nykiel.

Nykiel enfatiza que a parceria com a Necta, por meio do AirConnected, tem o objetivo levar às últimas informações sobre as concessões aeroportuárias.

“Vamos abordar as próximas concessões a níveis federal e estadual, bem como debater com os operadores atuais o impacto da pandemia sobre os contratos vigentes”.

A Série Especial “Oportunidades em Concessões de Aeroportos” acontece em formato online, nos dias: 31 de março, 14 e 28 de abril e 12 de maio de 2021, às quartas-feiras, das 09h às 11h30

“A iniciativa está no contexto do evento nacional AirConnected 2021, que acontece entre 01 e 03 de setembro, onde iremos promover uma série de ações pré-evento, com o objetivo de envolver o ecossistema de transporte aéreo e em continuidade ao trabalho iniciado, em 2019, a partir da pandemia da Covid-19”, enfatiza Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do AirConnected.

E, completou: “Com o objetivo de conectar ecossistemas e ampliar os debates e alcance da pauta, principalmente no atual cenário da pandemia, o AirConnected 2021 será realizado em paralelo ao Connected Smart Cities & Mobility, mais importante iniciativa de cidades e mobilidade urbana do País. Além do fórum, que reúne especialistas nacionais e internacionais, a edição conta com rodadas de conexões e negócios e exposição de empresas do setor”.

Confira a programação da Série Especial sobre Oportunidades em Concessões de Aeroportos

Bloco 1 | Oportunidades nas concessões de aeroportos federais no Brasil

Bloco 2 | Oportunidades nas concessões de aeroportos estaduais no Brasil

Bloco 3 | Vencedores da Sexta Rodada de Concessões: expectativas para os aeroportos concedidos

Bloco 4 | Evolução dos contratos de concessão de aeroportos no Brasil e impactos da pandemia 

A programação completa está disponível em: https://airconnected.com.br/oportunidades-em-concessoes-de-aeroportos/

 

Contexto

A 6ª rodada de concessões ofertará 22 aeroportos à iniciativa privada, que são divididos em blocos denominados: Sul, Central e Norte. Juntos, os 22 aeroportos que serão concedidos processam cerca de 23,3 milhões de passageiros e correspondem a aproximadamente 11,1% do mercado nacional.

Já a 7ª rodada contempla 16 terminais, que são divididos nos blocos:  RJ-MG,  SP–MS e Bloco Norte, incluindo os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), além de outros 8 aeroportos regionais do Amazonas, que serão objeto da primeira parceria público-privada (PPP) aeroportuária realizada pelo Governo Federal. 

Além das concessões dos aeroportos federais, os governos estaduais também estão trabalhando para atrair o setor privado para 44 ativos: nos Estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo que este último terá a maior oferta, visto que, em 2021, serão 22 aeroportos paulistanos incluídos no projeto de concessões do Governo do Estado de São Paulo.

Série Especial Oportunidades em Concessões de Aeroportos
Data: 31 de março, 14 de abril, 28 de abril e 12 de maio de 2021 (ÀS QUARTAS)
Horário: Às 09h 
Mais informações:  https://airconnected.com.br
Imagens: https://www.flickr.com/photos/connectedsmartcities/albums
Organização: Necta (www.nectainova.com.br) e Fenelon Advogados
Parceria: INFRAWAY Engenharia
Inscrições gratuitas em: https://airconnected.com.br/oportunidades-em-concessoes-de-aeroportos/