Advertisement

Sem spoilers: as possíveis impressões do filme O Sequestro do Voo 375 da VASP

Filme Vasp 375 sequestro Boeing 737 Brasília

Hoje estreia nos cinemas o tão aguardado filme ‘O Sequestro do Voo 375’ da VASP, produção nacional baseada em fatos reais, dirigido por Marcus Baldino e produzido por Joana Henning em parceria com o Estúdio Escarlate.

O filme relembra um dos momentos mais marcantes da história da aviação brasileira, quando em 29 de setembro 1988, um Boeing 737-300 da extinta VASP foi sequestrado pelo passageiro Raimundo Nonato Alves da Conceição.

Na ocasião, Nonato que na época havia perdido o emprego e estava descontente com a crise no qual o Brasil enfrentava, decidiu sequestrar o avião para dar um recado ao presidente da época, José Sarney, obrigado os pilotos da aeronave a desviar a rota do Rio de Janeiro para Brasília, e assim, jogar o avião diretamente no Palácio do Planalto.

Sem mais delongas, o objetivo aqui é não dar mais detalhes sobre o filme, mas abordar alguns pontos que talvez possa desapontar (ou não) que certamente passarão, incluindo aeronaves utilizadas, cenários de atuação, incluindo também acessórios no interior das aeronaves, porém, tais detalhes não tiram o brilho do enredo, que acaba prendendo o expectador em um misto de emoção e angústia a depender do momento do filme.

Sem dúvidas, o ponto mais notório será o da aeronave utilizado no filme, que é um Boeing 737-200 ao invés da variante -300, mas convenhamos, encontrar um avião deste modelo em 2023 no Brasil para figurar o filme é praticamente inviável, ainda mais pelos custos da produção (alô Sideral, bem que podia ter emprestado um avião).

Apesar do esforço para retratar os cenários no final da década de 1980, principalmente do aeroporto de Confins, outros cenários devem desapontar os amantes da aviação, que certamente identificará o Campo dos Afonsos (MUSAL) em cenas importantes, porém, retratando em outras localidades.

Outro fato interessante: o caça F-5 da FAB utilizado no filme durante a interceptação do avião sequestrado, de fato não é a mesma utilizada na época (Mirage III), porém, este fato pode passar despercebido por um leigo, mas como havia dito anteriormente, não é digno de desprestigiar os detalhes da trama, que soube driblar as limitações com animações e efeitos especiais para trazer uma maior proximidade da realidade, o que certamente pode falhar aos olhos dos amantes da aviação. O filme acertou em pontos interessantes como as vestimentas, detalhes do interior do avião, trazendo uma sensação passageira de nostalgia dos anos dourados da aviação brasileira. 

Por fim, é bastante empolgante ver o cinema nacional abordando um fato histórico não só da história do Brasil, mas também da aviação, que acabou influenciando diretamente na forma securitária. Confira o trailer abaixo e aproveite a oportunidade de ver este incrível filme nos cinemas. 

 

 

 

 

Leia também: 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Benevides

Autor: Gabriel Benevides

Redator Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação. Contato: [email protected]

Categorias: Notícias, Outros

Tags: O Sequestro do Voo 375, usaexport, vasp, Voo 375