Aeroportos
Foto - RIOGaleão

A Siemens obteve junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a homologação para implementar um novo sistema de comunicação operacional e digitalização em aeroportos de todo o país.

Denominado AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System), a ferramenta facilita a operação e gestão dos centros aeroportuários ao gerar dados e imagens em tempo real por meio de ativos móveis (aeronaves, veículos, escadas de embarque, etc) e fixos (como radares e sensores nas pistas). 

A companhia é a primeira empresa no Brasil a obter a aprovação para implementar o novo sistema nos aeroportos. A regulamentação para o uso do AeroMACS pela Anatel ocorre após cerca de dois anos de testes realizados no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro. 

O novo sistema de comunicação móvel por banda larga facilita a gestão do centro aeroportuário ao transmitir dados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto de todos os ativos que abrangem o local.

Essas informações são obtidas por meio de sensores e câmeras instaladas em equipamentos utilizados na operação, gerando dados importantes para auxiliar na complexa gestão dos aeroportos, como: monitoramento de veículos, fluxo de passageiros em áreas específicas, maior controle das aeronaves na pista, entre outros.

“Esse é um sistema que já existe em alguns aeroportos no exterior e a Siemens passa a ser o primeiro fabricante no Brasil a obter essa homologação para usar essa faixa de frequência específica.”

“A partir de agora, qualquer aeroporto do país poderá ter um sistema de comunicação banda larga que opera de maneira integrada envolvendo companhias, aeronaves e o próprio centro aeroportuário”, afirma Vitor Maganha, engenheiro de aplicação da Siemens.

“O AeroMACS gera ainda diversos dados que vão agilizar as decisões nessa complexa operação, e também gerar insights para planos de inteligência futura”, completa. 

Um exemplo da aplicação dessa solução é a verificação da lâmina d’água na pista, que normalmente é realizada manualmente e informada por rádio à torre de controle – sendo essa uma comunicação suscetível a falhas dependendo das condições no local.

Com o AeroMACS, o veículo utilizado para a análise é equipado por câmeras e sensores que passam informações detalhadas e em tempo real aos operadores da pista, elevando o grau de confiabilidade e segurança por meio dos dados gerados. 

O sistema da Siemens foi desenvolvido em conjunto pelas áreas de Digital Industries e Smart Infrastructure, e atende um padrão mundial desenvolvido com a tecnologia de comunicação WiMAX.

 

Via: Siemens