A-29 Super Tucano da Força Aérea Afegã. Foto: U.s Airforce

A Sierra Nevada Aviation, empresa norte-americana parceira da Embraer em relação ao A-29 Super Tucano informou na semana passada que tem um novo contrato a USAF.

Esse contrato com tudo não foi finalizado, mas prevê a entrega do Super Tucano já no ano que vem, com apenas duas aeronaves a serem entregues, da mesma forma que foi feito com o concorrente AT-6 Wolverine.

Desde 2013 quanto a Sierra e a Embraer se juntaram o A-29 já foi comercializado para ser empregado no Afeganistão, onde está cumprindo muito bem sua função de ataques leves. Outra venda significativa do A-29 Super Tucano foi para a Nigéria no ano passado, somando assim duas vendas internacionais.

De acordo com informações esse novo contrato de A-29 visa o uso dos aviões pelo Comando de Operações Especiais da USAF e o baixo custo de operações e seu comprovado desempenho em missões de ataque e reconhecimento foram um fator decisivo para a escolha.

Vale lembrar que p A-29 Super Tucano da Embraer/SNC junto com o AT-6 Wolverine estão no programa OA-X que visa a escolha de até 300 novos aviões de ataque leve para a USAF. Com tudo o Comando da Força Aérea decidiu por adiar a decisão e destinou os fundos para financiar a compra de cada aeronave finalista e assim seguir com as avaliações.

 

DEIXE UMA RESPOSTA