O telescópio da SOFIA parece fora de uma porta personalizada na parte traseira. Foto: NASAO 747SP

O SOFIA, um Boeing 747SP transformado em um telescópio voador, está prestes a voltar à ativa após quatro meses parado em manutenção. A aeronave da NASA está em manutenção em Hamburgo, Alemanha, desde setembro passado.

O SOFIA (Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA), é um Boeing 747SP que tem um telescópio na parte traseira da aeronave. O avião é usado para diversos experimentos científicos com cunho astronômico.

A adição de uma porta não afetou a aerodinâmica do 747. Foto: NASA

O avião é o único observatório aerotransportado do mundo. A ideia de usar uma aeronave é para que as visualizações não sejam tão atrapalhadas por vários fatores climáticos, como acontece com observatórios terrestres. O SOFIA geralmente voa a cerca de 40.000 pés por cerca de oito horas.

A volta do SOFIA aos céus deverá acontecer no dia 4 de fevereiro, quando a aeronave segue para a cidade de Colônia, na Alemanha, para fazer observações científicas por lá.

Antes de sua parada para manutenção o SOFIA fez importantes descobertas cientificas, como por exemplo a descoberta de água na parte iluminada da Lua.

Faça um tour completo no SOFIA: