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Southwest espera o Boeing 737 MAX 7 apenas em 2024

Boeing 737 MAX 7 Southwest

A Southwest é uma das maiores operadoras do Boeing 737, tanto da versão Next Generation como da nova geração do avião, a versão 737 MAX. Realizando uma grande aposta com a nova geração, a companhia aérea aguarda para alavancar os números de sua frota com a chegada do menor membro da nova linha de aeronaves, o 737 MAX 7.

Tanto o Boeing 737 MAX 7 como a versão MAX 10 enfrentaram problemas em relação a sua certificação ao longo de 2022, resultado dos acidentes fatais envolvendo a versão MAX 8. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), agora está mais exigente em relação a certificação de novos aviões.

As novas exigências de segurança fizeram com que o 737 MAX 7 e 10 tivessem atrasos em relação as suas certificações. O atraso inclusive não impacta nos planos da Southwest, que será uma das maiores se não a maior operadora da versão MAX 7.

Bob Jordan, CEO da companhia aérea, disse não acreditar que a certificação do avião seja feita ainda neste ano, sendo feita apenas em 2024. A Southwest será a empresa estreante do modelo, no qual possui 300 encomendas somente para este avião.

“Dependemos da Boeing. E há progresso. São cerca de seis meses entre o momento em que é certificado e podemos colocá-lo em serviço”, disse Jordan durante um evento em Washington na última quarta-feira (08).

Jordan ressaltou ainda que a entrada do Boeing 737 MAX 7 apenas em 2024 não atrasa os planos da empresa e nem em sua capacidade prevista para 2023. O foco agora segundo o executivo, será na contratação de pilotos.

“A Boeing está comprometida com 100 este ano, então isso vai empurrar as aeronaves para 2024. O bom é que realmente não está tendo impacto em nossa capacidade porque agora a restrição são os pilotos. A restrição não é a aeronave. Portanto, até o início de 2024, isso realmente não muda nosso plano de capacidade”, disse o CEO.

Veja também:

Todos os 737s MAX receberão atualizações

Entra em vigor, a partir de 2023, um novo padrão que modernizará o Sistema de Indicação de Motores e Alerta de Tripulação (EICAS), sistema este que terá isenção para a Boeing instalar em todos as aeronaves.

Para que todas as aeronaves Boeing 737 estejam em conformidade com o novo sistema, a fabricante precisaria trabalhar bastante no cockpit da aeronave pois os sistemas utilizados são herdados das primeiras gerações.

Boeing 737 MAX 7

O EICAS é um sistema que avisa os pilotos sobre qualquer problema nos sistemas de voo e instrui os pilotos a como lidar com a situação. Com as aeronaves MAX 8 e 9 já em operação, realizar a atualização nessas aeronaves será bem trabalhoso para a fabricante mas será realizado de forma gradativa.

O grande problema da Boeing é que somente a família 737/737 MAX não está equipada com esse sistema mais moderno, e agora com a certificação prevista para 2024, a fabricante norte-americana precisará fazer modificações no EICAS de todas as aeronaves, tornando o sistema padrão.

As atualizações serão feitas em até três anos pela fabricante, prazo este que também deverá ter já em operação a versão 737 MAX 10, com as atualizações necessárias. 

A nova previsão da Boeing para certificar o MAX 7 passou para meados de 2023, se tudo ocorrer bem, o MAX 10 poderá ser certificado antes do prazo estipulado anteriormente, ao final de 2023.

 

 

Com informações do Aerotime

 

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