O Starship, maior e mais poderoso foguete no mundo, foi lançado com sucesso na manhã deste sábado (18), pela SpaceX. Sem tripulantes, o Starship decolou da base da empresa de Elon Musk em Boca Chica, no Texas, mas tanto o propulsor quanto a própria nave explodiram mais tarde. Ainda assim, a SpaceX considerou a operação um sucesso.
O lançamento do foguete estava previsto para a sexta-feira, mas precisou ser adiado para a troca de componentes de controle. Milhares de pessoas viram o foguete de 120 metros de altura subir aos céus com a força dos 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy.
Congratulations to the entire SpaceX team on an exciting second integrated flight test of Starship!
Starship successfully lifted off under the power of all 33 Raptor engines on the Super Heavy Booster and made it through stage separation pic.twitter.com/JnCvLAJXPi
— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023
Liftoff of Starship! pic.twitter.com/qXnGXXZP5k
— SpaceX (@SpaceX) November 18, 2023
Cerca de 2:50 minutos após a decolagem, a 70 km de altitude, ocorreu a separação de estágio bem sucedida, mas o booster explodiu inesperadamente, pouco depois de se desprender da Starship.
O segundo estágio seguiu operando normalmente por mais nove minutos, subindo a cerca de 235 km de altitude até a SpaceX perder contato com a nave, que também explodiu em seguida. Era previsto que a Starship pousasse de barriga na costa do Hawaii, enquanto o propulsor pousaria no Golfo do México.
Embora a empresa reconheça que alguns eventos não foram programados, a SpaceX ainda vê o voo deste sábado com bons olhos, especialmente pela fase de separação dos estágios. Segundo a companhia, os dados coletados na operação tornarão a próxima decolagem ainda mais segura.

Momento da separação de estágios da Starship. Propulsor Super Heavy Booster acabou explodindo logo em seguida. SpaceX/Divulgação.
Esta foi a segunda decolagem da Starship. Durante a primeira operação, em abril deste ano, o foguete apresentou defeitos no sistema de separação dos estágios, forçando a SpaceX a detonar a nave em voo, a quase 40 quilômetros de altitude.
O projeto da SpaceX de Elon Musk está sendo financiado pelo governo dos Estados Unidos. O foguete será usado futuramente para transportar humanos à Lua e posteriormente para o Planeta Marte. O Starship será usado pela NASA no Projeto Artemis, que levará a primeira tripulação ao satélite natural da Terra em 2025.
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.