Advertisement

SpaceX lança com sucesso o Starship, maior foguete do mundo

Segundo lançamento do foguete Starship foi considerado um sucesso pela SpaceX, embora booster e nave tenham explodido. Foto: SpaceX.

O Starship, maior e mais poderoso foguete no mundo, foi lançado com sucesso na manhã deste sábado (18), pela SpaceX. Sem tripulantes, o Starship decolou da base da empresa de Elon Musk em Boca Chica, no Texas, mas tanto o propulsor quanto a própria nave explodiram mais tarde. Ainda assim, a SpaceX considerou a operação um sucesso. 

O lançamento do foguete estava previsto para a sexta-feira, mas precisou ser adiado para a troca de componentes de controle. Milhares de pessoas viram o foguete de 120 metros de altura subir aos céus com a força dos 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy. 

Cerca de 2:50 minutos após a decolagem, a 70 km de altitude, ocorreu a separação de estágio bem sucedida, mas o booster explodiu inesperadamente, pouco depois de se desprender da Starship. 

O segundo estágio seguiu operando normalmente por mais nove minutos, subindo a cerca de 235 km de altitude até a SpaceX perder contato com a nave, que também explodiu em seguida. Era previsto que a Starship pousasse de barriga na costa do Hawaii, enquanto o propulsor pousaria no Golfo do México. 

Embora a empresa reconheça que alguns eventos não foram programados, a SpaceX ainda vê o voo deste sábado com bons olhos, especialmente pela fase de separação dos estágios. Segundo a companhia, os dados coletados na operação tornarão a próxima decolagem ainda mais segura. 

Momento da separação de estágios da Starship. Propulsor Super Heavy Booster acabou explodindo logo em seguida.  SpaceX/Divulgação.
Momento da separação de estágios da Starship. Propulsor Super Heavy Booster acabou explodindo logo em seguida. SpaceX/Divulgação.

Esta foi a segunda decolagem da Starship. Durante a primeira operação, em abril deste ano, o foguete apresentou defeitos no sistema de separação dos estágios, forçando a SpaceX a detonar a nave em voo, a quase 40 quilômetros de altitude. 

O projeto da SpaceX de Elon Musk está sendo financiado pelo governo dos Estados Unidos. O foguete será usado futuramente para transportar humanos à Lua e posteriormente para o Planeta Marte. O Starship será usado pela NASA no Projeto Artemis, que levará a primeira tripulação ao satélite natural da Terra em 2025. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Foguete, SpaceX, Starship, usaexport