spice 250

As companhias Lockheed Martin e Rafael Advanced Defense Systems fecharam uma parceria para desenvolver e comercializar a bomba SPICE 250 nos EUA e na Polônia.

A adição da Smart, Precise Impact and Cost-Effective de 250 libras ao catálogo da Lockheed baseia-se em um acordo de 2019. Neste, as duas empresas concordaram em comercializar conjuntamente os kits de orientação SPICE 1000 e SPICE 2000 para venda nos Estados Unidos.

spice 250 f-16i israel
F-16I Sufa da Força Aérea Israelense decolando com bombas SPICE 250 da Rafael. Foto: Lockheed Martin/Divulgação.

“O profundo conhecimento da Lockheed Martin em integração de sistema de armas nos ajudará a adaptar a SPICE 250 para atender aos padrões dos EUA”, disse Dave Pantano, diretor de programa da Lockheed Martin. “Estamos entusiasmados em alavancar esta experiência e oferecer este sistema de armas exclusivo para operadores de aeronaves para flexibilidade de missão adicional onde é mais necessário.”

Continua depois do anúncio

“O GPS não é necessário para operar nenhum dos produtos da família SPICE, permitindo operações em uma variedade de locais e ambientes adversos”, disse Alon Shlomi, vice-presidente da Diretoria Ar-Superfície da Rafael.

“Expandindo nosso acordo de parceria com a Lockheed Martin, somos capazes de oferecer todo o portfólio de produtos aos militares dos EUA – proporcionando aos combatentes a oportunidade de aumentar a flexibilidade da missão.”

SPICE vai equipar os Gripens da FAB

spice gripen g1 fab
Bombas SPICE adquiridas pela FAB. Imagem: G1/Reprodução.

A SPICE é uma família sistemas d’armas autônomos ar-solo desenvolvida pela Rafael e em uso operacional desde 2003. As bombas de 250, 1000 e 2000 libras fornecem capacidades stand-off com precisão, mesmo em ambientes com uso de GPS negado. 

Continua depois do anúncio

O pequeno tamanho do artefato permite que caças F-16 e F-15 decolem transportando um grande número de munições. A FAB adquiriu tanto as SPICE 250 e 1000 para futuramente equipar os F-39E/F Gripen.

Possui um peso total de 250 libras, com uma ogiva de fragmentação ou penetração de 75kg. As asas dobráveis permitem o armamento planar até o alvo por 100km, tendo erro circular provável (CEP) de apenas três metros.

Para orientação, a bomba inteligente usa um pacoteEO/IR aprimorado, navegação inercial/GPS de meio curso e um datalink bidirecional. Em fevereiro, a Rafael revelou a versão 250 ER (Extended Range). A nova variante possui um micro turbojato, estendendo o alcance do armamento para 150km. 

Continua depois do anúncio