Su-25 russo cai na fronteira com a Ucrânia

Rússia Ucrânia Su-25

Um jato de ataque Sukhoi Su-25 Frogfoot das Forças Aeroespaciais Russas (VKS) caiu nesta sexta-feira (17) no oblast de Belgorod, a 40 km da fronteira com a Ucrânia. É possível que o avião tenha colidido com linhas de transmissão. 

Segundo o serviço de imprensa do Distrito Militar Ocidental, o acidente ocorreu durante um voo de treinamento planejado. O piloto da aeronave ejetou e foi levado a um hospital local. 

No mesmo comunicado, divulgado pela agência estatal Tasso Distrito diz que “de acordo com informações preliminares, um defeito técnico pode ter sido a causa do incidente. Uma comissão das Forças Aeroespaciais Russas está trabalhando no local.”

O Su-25 caiu em uma zona desabitada, explodindo ao impactar contra o solo. Segundo a organização militar, não houve danos ou feridos em solo. 

No entanto, uma das possibilidades é de que o Su-25 tenha batido em cabos de energia elétrica. Essa hipótese foi levantada após o surgimento de vídeos nas redes sociais, mostrando um par de Su-25 voando rasante sobre uma rodovia de Belgorod. 
 
Sites afirmam que a VKS estaria realizando um treinamento de voo à baixa altura na região. Nas imagens é possível ver que os Su-25 estão voando com os freios aerodinâmicos abertos e por baixo das linhas de transmissão. 
 

O Su-25 Frogfoot é um jato de ataque ao solo, dedicado às operações de suporte aéreo aproximado e ataque de instalações não estratégicas, como seu equivalente americano, o A-10 Thunderbolt II. 

Jatos de ataque ao solo Sukhoi Su-25 Frogfoot sobrevoam Moscou no desfile aéreo do Dia da Vitória em 2018. Foto: Escritório de Imprensa da Presidência Russa.

Reconhecido por sua robustez e grande resistência ao fogo inimigo, o Su-25 pode carregar mais de quatro toneladas de uma variada gama de armamentos como mísseis anti-radar, bombas guiadas e foguetes pesados Ss25, além de portar um canhão GSh-30-2 calibre 30mm de cano duplo. A variante Su-25UTG também é usada na formação de pilotos da Aviação Naval Russa. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: acidente, Rússia, SU-25, Ucrânia, usaexport

Sair da versão mobile