Advertisement

Suécia contrata atualização de motores RM12 dos caças Gripen

Caças Saab JAS-39 Gripen da Suécia. FIDAE 2024

A Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) concedeu à GKN Aerospace um contrato para desenvolver e melhorar o motor RM12, que equipa o caça sueco JAS 39 Gripen C/D. A atualização do motor será implementada em cooperação com FMV e SAAB.  

A GKN Aerospace construiu um relacionamento estratégico de 90 anos com a Força Aérea Sueca e detém o escopo de responsabilidade em nível de OEM pelo motor RM12. O contrato de £ 2 milhões (SEK 23,6 milhões) é a última parte de um projeto de desenvolvimento que a GKN Aerospace vem conduzindo desde 2019.

Além de aprimorar os principais componentes do motor, o trabalho de desenvolvimento também envolve a atualização do software do motor no sistema da aeronave. Isto será entregue em parceria com a SAAB e com a GE Aerospace, que também está apoiando o trabalho de desenvolvimento. Os testes do motor RM12 atualizado serão realizados nas instalações da GKN Aerospace em Trollhättan, Suécia, com testes de voo realizados pela SAAB e FMV.  

Manutenção em motor tubofan Volvo RM12 (F404) do Gripen.
Manutenção em motor tubofan Volvo RM12 (F404) do Gripen.

Além de melhorar o desempenho do motor, a atualização também contribuirá para reduzir os custos do ciclo de vida dos usuários da aeronave. O projeto também fortalecerá a capacidade de motores já líder mundial na Suécia, antes do estabelecimento contínuo de suporte ao produto para o RM16, o motor do JAS 39 Gripen E/F.  

“Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o fortalecimento das capacidades de defesa suecas. -sistemas de motores para aviões de combate para o futuro”, disse Stefan Oscarsson, vice-presidente governamental e espacial dos negócios da GKN Aerospace Engine. 

Via GKN

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.