Advertisement

Suécia quer substituir seus helicópteros NH90 pelo UH-60 Black Hawk

Helicóptero NH90 HKP14 da Suécia.

A Suécia se tornou na terça-feira (01) o terceiro país a rejeitar o NHIndustries NH90, seguindo os passos da Noruega e Austrália. O país nórdico planeja substituir os helicópteros pelo UH-60 Black Hawk norte-americano. 

A decisão foi anunciada pelo Comandante Supremo das Forças Armadas Suecas, general Micael Byden como parte do mais novo plano para modernização e compras militares. Assim como nos outros dois países, oficiais da Força Aérea Sueca alegam que o helicóptero tem apresentado baixo índice de disponibilidade. 

Byden planeja aposentar os 18 NH90 adquiridos em 2008, localmente designados HKP14, depois que um relatório sobre as capacidades e uma possível modernização das aeronaves apontou que o melhor caminho seria dar baixa nos NH90. 

O HKP14E, usado para transporte e apoio de tropas, será substituído pelo UH-60, enquanto o substituto do HKP14F, empregado em missões de esclarecimento marítimo e guerra antissubmarino, será definido até 2030.

Helicóptero UH-60M Black Hawk da Suécia.
UH-60M Black Hawk da Suécia. Foto: Alan Wilson.

A Suécia já opera 15 UH-60M, versão mais moderna do Black Hawk, localmente chamados de HKP16. Os helicópteros foram adquiridos às pressas para compensar atrasos nas entregas do NH90. O Seahawk é um possível substituto para o HKP14F. Austrália e Noruega estão adquirindo o modelo para substituição dos seus NH90 NFH. 

Apesar da decisão de Byden, o planejamento ainda precisa ser aprovado pelo governo. De qualquer forma, é mais um duro golpe para o NH90, produzido por um consórcio formado pela Airbus, Leonardo Helicopters e GKN/Fokker.

“A NHI reconhece o último estudo emitido pelas forças armadas suecas sobre o futuro de sua capacidade militar e, posteriormente, sua recomendação de racionalizar sua futura frota de helicópteros com um número reduzido de plataformas (incluindo a eliminação gradual de sua atual frota NH90)“, disse um porta-voz da Airbus em comunicado. 

Segundo Flightglobal, o comunicado também destaca a personalização dos helicópteros conforme os requisitos suecos, incluindo o aumento da altura da cabine e um sistema de missão tática desenvolvido pela Saab para a versão naval. Além disso, a NHI enfatiza que as taxas de disponibilidade para os NH90 da Suécia estão “acima da média para tipos de helicópteros semelhantes”, embora o tamanho da frota disponível tenha sido “temporariamente reduzido” nos últimos anos devido a um programa de modernização e atualização em execução desde 2017, mas com conclusão prevista para o final de 2023. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Black Hawk, NH90, Suécia, usaexport