A Irkut agora é a responsável pela comercialização do Superjet 100, que antes era um produto da consagrada Sukhoi, muito conhecida no mundo militar pelos seus caças.

Essa é mais uma mudança na United Aircraft Corp (UAC), com finalidade de dar para a Irkut toda a divisão de aviões comerciais da UAC, e desta forma deixar a marca Sukhoi focada nas tecnologias de aviação militar.

Até então a Sukhoi tocava o projeto com base em uma divisão de aeronaves comerciais dentro da própria Sukhoi, algo que perdura desde os anos 2000, quando a intenção de fazer um avião regional a jato ficou evidente.

Já a Irkut não tem o mesmo peso de outros nomes da UAC, como a Tupolev e a Ilyushin, mas é reconhecida pelo projeto MC-21, que já está em fase de testes, e também na colaboração com o CR-929, visto que agora toda a parte de aviões comerciais está com a Irkut.

A UAC não descartou usar o nome Ilyushin em outros projetos de aviação comercial no futuro, atualmente a empresa está se concentrando em seu avião regional turboélice Il-114.

Além disso, a nova divisão comercial da Irkut vai incluir o Yakovlev Design Bureau, a especialista em aviônica UAC – Integration Center e o fabricante de materiais compostos AeroComposit.