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Swiss é a primeira aérea de passageiros que implementa tecnologia do mar para reduzir o consumo de combustível

Swiss Boeing 777 Suiça

A Swiss iniciará em breve a implementação de uma tecnologia que promete reduzir o consumo de combustível das suas aeronaves Boeing 777-300ER. A companhia é a primeira empresa que transporta passageiros a utilizar essa solução para reduzir o consumo.

Chamado de AeroSHARK, essa tecnologia foi desenvolvida em parceria entre a Lufthansa Technik e a BASF, com base na pele de um tubarão. Esta trabalha diretamente no conceito aerodinâmico de reduzir o arrasto do ar, o que resulta em um menor consumo de combustível.

O uso de 950 metros quadrados desse filme especial da BASF em cada Boeing 777-300ER deve trazer uma economia de combustível de 1,1% por voo. A instalação do filme especial é realizada na fuselagem da aeronave e na carenagem do motor.

Em escala, considerando todos os voos e a frota de aviões 777-300ER da Swiss, o filme leva a uma economia de aproximadamente 4800 toneladas de querosene por ano, equivalente a 97 voos entre Zurique e Mumbai, de acordo com a companhia.

O filme produzido pela BASF simula as propriedades da pele do turbarão, com ranhuras de 50 micrômetros de largura que prometem otimizar o fluxo de ar em zonas críticas da aeronave. Como resultado, o arrasto da gigante estrutura do avião é reduzida, e o consumo menor de combustível é obtido.

Antes, a BASF e a Lufthansa Technik comprovaram que a tecnologia AeroSHARK, não altera as condições de voo, e também que esta fina camada colada na superfície não sairá durante o voo, bem como não vai alterar as propriedades de pilotagem da aeronave.

A BASF disse que concentrou seu desenvolvimento em alcançar extrema durabilidade e resistência às intempéries. Os principais critérios para uso na operação de aviação incluem aplicação e manuseio simples, bem como facilidade de reparo, para o qual um conceito personalizado foi desenvolvido.

A SWISS instalará gradualmente o AeroSHARK na frota de aviões Boeing 777 a partir do final do primeiro semestre de 2022, durante os períodos de inatividade das aeronaves.

Veja mais detalhes sobre esse filme especial da BASF no vídeo abaixo:

 

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Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap