Advertisement

Tempestade tomba helicópteros em base da Marinha dos EUA

MH-53 Sea Dragon Marinha dos EUA tempestade

Uma forte tempestade danificou cerca de nove helicópteros militares na Estação Aeronaval de Norfolk, da Marinha dos EUA, na última terça-feira (26). Apesar dos prejuízos, ninguém se feriu. 

Circulam pelas redes sociais imagens de helicópteros MH-53 Sea Dragon e MH-60 Seahawk/Knighthawk tombados no pátio da base naval. A força dos ventos foi suficiente para “derrubar” três MH-60 e um MH-53E, sendo este último um dos maiores e mais pesados helicópteros da frota dos EUA. 

De acordo com informações do canal local WAVY, os danos variam de pás dos rotores quebradas à perfurações e amassados na fuselagem. 

“A Marinha continua avaliando a extensão total dos danos em cada célula, e não houve impacto operacional como resultado deste incidente”, disse o Comandante Rob Myers, das Forças Aeronavais do Atlântico. “Os danos conhecidos nas aeronaves vão desde o rotor de cauda danificado, as pás do rotor principal quebradas, amassados e perfurações nas fuselagens. Nenhum militar ficou ferido em decorrência da tempestade”.

Após avaliações, a Marinha disse que todos os helicópteros sofreram danos de Classe A. Esta categoria se refere à acidentes que geram um prejuízo de pelo menos US$ 2,5 milhões em danos, uma morte ou ambos os casos. 

O primeiro alerta de tempestade severa foi emitido às 15h30 de terça-feira pelo Serviço Nacional de Meteorologia, indicando que os ventos ultrapassariam os 100 Km/h. A tempestade chegou à base de Norfolk cerca de 12 minutos depois do alerta, que permaneceu ativo até às 16h15.

Em caso de tempestades fortes, como a que atingiu a base da Marinha, as aeronaves devem ser levadas para os hangares ou amarradas em pontos de ancoragem no solo. No entanto, a tempestade chegou em Norfolk na mesmo hora em que os técnicos estavam trocando de turno, o que impediu que os helicópteros fossem presos ou levados aos abrigos a tempo. 

“A segurança de nosso pessoal continua sendo nossa principal prioridade e os relatórios iniciais indicam que não há feridos”, disse um porta-voz da Marinha ao Canal WAVY. O incidente está sendo apurado. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: helicopteros, Incidente, Marinha dos EUA, MH-53, MH-60, Tempestade, usaexport