Foto - Thomas Cook Airlines/Divulgação

A Thomas Cook, que além de ser uma conhecida companhia aérea também é uma pioneira no mercado de turismo, declarou nesta segunda-feira (23/09) a sua falência, após diversas tentativas de injeção de capital.

A empresa existia há 178 anos, mas operava voos desde 2003, em maior parte para atender à demanda de seus pacotes turísticos.

De acordo com a empresa, a dificuldade enfrentada nos últimos anos é derivada de uma forte queda na demanda por viagens, além da forte concorrência do mercado que se expandiu muito, fragmentando essa demanda já reprimida.

Os clientes da empresa terão a assistência de autoridades do Reino Unido, que devem cuidar de 150 mil turistas logo no fim da temporada de verão na Europa. O plano de apoio aos turistas inclui aeronaves alugadas pelo próprio governo, além de ônibus e vans. Companhias como a Virgin Atlantic emprestaram aviões para a  “Operação Matterhorn”.

“Todos os passageiros atualmente no exterior pela Thomas Cook e que tinham reservas para retornar ao Reino Unido nas próximas duas semanas serão transportados para casa em uma data o mais perto possível de suas reservas quanto possível”, declarou o governo britânico.

Outra companhia do mesmo grupo, a alemã Condor, solicitou um empréstimo de emergência para o Governo da Alemanha, mas planeja manter suas operações nos próximos dias. Ela também enfrentava dificuldades financeiras nos últimos meses, e a compra de mesma pela Lufthansa chegou a ser cogitada.

Como a Condor, a Thomas Cook tentou um aporte de dinheiro neste final de semana, mas as negociações fracassaram, sem dinheiro para continuar operando, os diretores da empresa optaram por encerrar as operações.

“Apesar dos enormes esforços, as discussões não chegaram a um acordo entre os acionistas e aqueles que ofereciam um novo aporte de dinheiro”, declarou a empresa neste último domingo, demitindo imediatamente 22000 funcionários em todo o mundo.

Há dois anos uma outra companhia inglesa foi dissolvida, a Monarch Airlines, que também não resistiu à grande concorrência e solicitou sua liquidação.

DEIXE UMA RESPOSTA