• Instagram
  • Feed
  • Telegram
  • Youtube

Time de Carga de Viracopos apresenta serviços e soluções logísticas a partir de amanhã (28) na Intermodal South America, em São Paulo

Aeroporto de Viracopos
Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

O time do Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos vai apresentar seus principais serviços e soluções logísticas inovadoras na edição 2023 da Intermodal South America, principal ponto de encontro da América do Sul para os setores logístico, intralogístico, de transporte de cargas multimodal e de tecnologia associada ao transporte.

O evento acontece de 28 de fevereiro a 02 de março de 2023, no São Paulo Expo, em São Paulo (SP), das 13h às 21h. O Aeroporto de Viracopos terá um estande especial projetado para atender clientes e apresentar os novos serviços e programas implementados do Terminal de Carga (TECA).

Viracopos é o maior terminal aéreo do Brasil em importação de carga, chegando a processar 40% de toda a carga que chega ao país pelo modal aéreo. Estrategicamente localizado entre as principais rodovias do país, o aeroporto também está posicionado entre os mais importantes polos industriais, comerciais e tecnológicos do Brasil, ficando a 99km da cidade de São Paulo.

Entre os pilares apresentados pelo time de carga de Viracopos estão a eficiência no recebimento e na liberação da carga; a capacidade operacional de alta performance; a movimentação de cargas com segurança e a utilização das melhores práticas em gestão e manutenção de cargas.

 

Infraestrutura

O Terminal de Carga de Viracopos apresenta uma capacidade operacional de alto rendimento com soluções customizadas para os clientes. Com uma área total de 89 mil m², o TECA apresenta sistema de monitoramento de segurança, sistema de transelevadores, instalações específicas para cargas vivas e posições estratégicas para aeronaves cargueiras em frente ao terminal.

O TECA também possui uma estrutura dedicada para o segmento de Cadeia Fria, com 3,1 mil m² de área e 11 câmaras frias com antecâmara que garantem a manutenção da temperatura. O aeroporto é o único da América Latina a ter uma câmara fria de congelados com ponto de ajuste de -18ºC, além de oferecer controle e monitoramento de temperatura 24 horas.

Leia também:

TECA Viracopos     

​O Aeroporto de Viracopos encerrou o ano de 2022 com a segunda maior movimentação de carga (em peso) da história. O aeroporto processou um total de 357 mil toneladas de carga no ano passado somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais.

No final de 2022, Viracopos conquistou a recertificação internacional CEIV-PHARMA, até 2025, que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica.

A certificação global CEIV-PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

Além disso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S.A., administradora do aeroporto, recebeu em setembro de 2022, nota máxima da certificadora DNV GL na Recertificação ISO 9001:2015 para o escopo Gestão da Infraestrutura e Serviços Aeroportuários para Logística de Carga (TECA) e Embarque e Desembarque de Passageiros. A nova recomendação tem validade até 2025. 

 

Programas Especiais do TECA

O TECA de Viracopos lançou o Programa FAST LANE, que tem o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado às empresas aéreas cargueiras, premiando sua pontualidade por meio do processamento prioritário dos voos. Cerca de 60% das companhias cargueiras aéreas que utilizam Viracopos já aderiram ao programa.

O aeroporto também implantou, em conjunto com o Governo de Dubai, o Programa WLP (World Logistics Passport), com o objetivo de alavancar o mercado exterior do Brasil, interligando Viracopos com os países do Oriente Médio, Ásia e África por meio de novas rotas aéreas. Viracopos foi o primeiro aeroporto do Brasil a ingressar neste programa mundial e foi escolhido tanto em função de sua localização geográfica estratégica como pela sua importância na cadeia logística de carga nacional e internacional.

Outro serviço importante é o de Atendimento Exclusivo para Importadores e Exportadores OEA. O serviço oferece a conferência documental realizada de forma prioritária, além de canal exclusivo para acesso de veículos na Exportação e atendimento comercial preferencial.

 

Serviços Especiais do TECA

O aeroporto implementou um projeto pioneiro entre aeroportos brasileiros que está reduzindo os custos do transporte fracionado de carga importada. Trata-se do Viracopos Cargo – Serviços Logísticos LTL (Less Than Truckload). As principais vantagens do serviço logístico de frete rodoviário de carga fracionada são: comodidade de entrega porta a porta, redução de custos, uma vez que o espaço do caminhão da transportadora é dividido com a carga de outros clientes, previsibilidade e rastreabilidade.

O TECA também oferece o Serviço de Destruição de Madeira, conforme previsto na Portaria MAPA nº 514. Viracopos é o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar os serviços de destruição de embalagens e suportes de madeira com fluxo diferenciado, o que torna o processo mais ágil e eficiente. Além de atender à legislação, o serviço reduz custos e proporciona agilidade na liberação da carga.

Outro serviço especial do TECA é o de Consolidação de Cargas na Exportação, proporcionando a utilização de cargas soltas em paletes de madeira padrão PBR. Com isso, fica garantida a execução do serviço para maior integridade da carga, gerando agilidade na movimentação de entrega e redução de custos.

 

 

 

Via: Viracopos

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.