Advertisement

Trágico fim! Ministro da Ucrânia confirma que o maior avião do mundo, o Antonov AN-225 foi destruído em novo ataque

Antonov AN-225 Ucrânia

Na manhã deste domingo (27), um novo ataque das tropas russas ao Aeroporto de Gostomel próximo à Kiev destruiu o maior avião cargueiro do mundo, o Antonov AN-225.

A informação foi postada há cerca de minutos pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba em seu Twitter Oficial. A conta oficial da Ucrânia no Twitter também confirmou a informação, ressaltando que o avião foi destruído pelos russos que ocupavam o Aeroporto de Gostomel, nas proximidades de Kiev.

Na sexta-feira (25) havia a possibilidade da aeronave ter sido destruída com os ataques, porém, foi confirmado o bom estado do avião através de um de seus pilotos, Dmytro Antonov. 

A Antonov novamente não confirmou que a aeronave foi danificada em um ataque, e disse em seu Twitter que uma inspeção pelos engenheiros precisa ser realizada.

Ainda não há imagens em alta qualidade do estado do Antonov An-225 após os recentes ataques neste domingo (27). As imagens abaixo mostram um possível avião dentro de um hangar costumeiramente usado pelo An-225.

 

Antonov An-225: A maior aeronave do mundo

Produzido no final da década de 1980, o An-225 foi desenvolvido pela atual Ucrânia para dar suporte ao programa espacial soviético, mais especificamente, no transporte do ônibus espacial Buran.

Batizado em ucraniano de Мрiя ou Mriya, que significa sonho, o An-225 surgiu como uma esperança aos soviéticos na ambição de se tornar uma grande potência frente aos Estados Unidos. A aeronave de seis motores decolou pela primeira vez em 21 de dezembro de 1988.

No início dos anos 2000, o An-225 passou por uma modernização, passando a se tornar a maior aeronave com maior capacidade de transporte de carga do mundo, fazendo parte da Antonov Airlines desde então. 

Antonov An-225 Foto: Emmanuel Schawaller/Via Antonov

Curiosamente, apesar de ter apenas um An-225 produzido, uma segunda unidade do modelo chegou a ter a sua fuselagem construída, mas a sua conclusão nunca foi levada adiante pela Antonov por questões orçamentárias, deixando em aberto a possibilidade da existência de mais um gigante nos ares. 

O An-225 pode transportar até 250 toneladas de carga, segundo a fabricante. A carga única mais pesada já transportada pelo Antonov An-225 teve um peso máximo de 187,6 toneladas.

A aeronave tem 88 metros somente de envergadura (asa). Você pode conferir mais curiosidades sobre o maior avião do mundo em operação Clicando Aqui.

 

*A matéria será atualizada em breve com mais detalhes

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.