Turkish Airlines realiza voo histórico em homenagem ao centenário da Grande Assembleia Nacional da Turquia

A Turkish Airlines realizou um dos voos mais significativos de sua história nesta quinta-feira, 23 de abril, data em que comemoram o 100º aniversário da fundação da Grande Assembleia Nacional, dia da Soberania Nacional e o Dia das Crianças.

A aeronave do tipo Boeing 777-300 (ER) registrada com TC-JJF, que chegou em Ancara pela manhã para este voo especial, decolou do aeroporto Esenboğa às 09h40, horário local. Representando a data de 23 de abril de 1920, o voo TK1920 durou aproximadamente duas horas e seguiu uma rota na qual os símbolos crescentes e estelares na bandeira turca foram desenhados.

Foto – Turkish Airlines/Divulgação

Após o voo, que foi acompanhado ao vivo por milhares de pessoas pelo site de tráfego aéreo Flightradar24 (que fornece dados de rastreamento de voos), uma rota da estrela crescente surgiu e passou a fazer parte da história da aviação turca.

Foto: Turkish Airlines

Os comandantes Öner Samyel e Murat Gülkanat, que realizaram este voo que deixou sua marca nos céus, fizeram um anúncio especial ao sobrevoar o próprio edifício da Assembleia, aberto há 100 anos, fazendo uma referência à declaração de Gazi Mustafa Kemal Atatürk, “Soberania incondicionalmente pertence à nação”, e enfatizando que a Turkish Airlines garantia que seu legado continuasse vivo nos céus.

“O dia da inauguração da Grande Assembleia Nacional da Turquia, fundada há cem anos para representar a vontade de uma nação, que se esforçou muito para garantir sua liberdade e independência, foi presenteada aos nossos filhos por seu fundador Mustafa Kemal Atatürk como “23 de abril , dia da Soberania Nacional e Dia das Crianças, refletindo a confiança na próxima geração na guarda desses valores sagrados. Como porta-voz da companhia aérea do nosso país, dedicamos o voo exclusivo de hoje aos nossos filhos, os guardiões do nosso futuro”, comentou o presidente do Conselho da Turkish Airlines e do Comitê Executivo, M. İlker Aycı.

DEIXE UMA RESPOSTA